quarta-feira, 10 de julho de 2013

O sonho comanda a vida

Dentro de instantes o Atlético-MG entra em campo pelo jogo de volta da semifinal da Copa Libertadores da América. O Galo precisa inverter um resultado de 2 a 0 sofrido na partida de ida. Difícil, porém não impossível. E os atleticanos sonham com a primeira participação na final da maior competição de clubes das Américas. Escrevi assim para a edição desta quarta-feira (10) do SuperEsportes.

O sonho comanda a vida

“Eles não sabem que o sonho é uma constante da vida, tão concreta e definida como outra coisa qualquer.” A maioria dos torcedores do Atlético-MG provavelmente não deve conhecer o poema Pedra Filosofal, do português António Gedeão. Desde que o arbitro Enrique Osses apitou, na quarta-feira da semana passada, o fim de Newell’s Old Boys 2 a 0 Galo (na partida de ida da semifinal da Copa Libertadores), entretanto, a massa alvinegra vive em função de um sonho. Agarrando-se a um fio de esperança, vivencia na prática o que o poeta lusitano proclamara: “Eles não sabem, nem sonham, que o sonho comanda a vida.” E o técnico Cuca deixou isso bem claro, ao expressar o sonho atleticano. “Yes, we CAM”, era a mensagem que se lia na camisa do treinador na vitória do Galo por 3 a 2 sobre o Criciúma, pelo Brasileirão. Eis que chegou o momento decisivo. Às 21h50, no estádio Independência, o Atlético encara o Newell’s precisando inverter o resultado adverso, para ir à final da Libertadores.

Para impedir que o sonho se transforme em pesadelo e a tão esperada participação na final - em busca de um título inédito em sua história, mas que o rival Cruzeiro já celebrou duas vezes - seja adiada, o Atlético-MG conta com um trunfo. Jogar dentro de casa. Desde novembro de 2011 o Galo não sabe o que é perder na condição de mandante. Ao todo, são 52 jogos de invencibilidade. Nessa sequência, o Galo conseguiu 22 vezes os resultados que precisa obter hoje. Foram 14 vitórias por três ou mais gols de diferença e outras oito por 2 a 0 (que levaria a decisão para os pênaltis). Em 2013, atuando no Independência, o alvinegro venceu, em 14 partidas, por pelo menos três gols de diferença em oito delas, ou seja, 57% das vezes.

A estatística ajuda a alimentar o sonho. A comandar a esperança da torcida do Galo. Contudo, o time necessita apresentar evolução técnica em relação às últimas apresentações. Nas quartas de fial da Libertadores, por exemplo, o Atlético só não foi eliminado pelo Tijuana graças a uma intervenção história do goleiro Victor, que defendeu um pênalti nos acréscimos. Cientes disso, os jogadores do Galo prometem partir para cima dos argentinos nos minutos iniciais. “O pensamento é conseguir fazer o primeiro gol em 20 minutos, mas o jogo tem 90. É paciência, e pressão desde começo”, afirmou o centroavante Jô.

Newell’s atrasou chegada a Belo Horizonte

Ao contrário do que é protocolar em partidas de competições internacionais, o time argentino não fez questão de realizar o treinamento de reconhecimento do gramado do estádio Independência. Na realidade, o Newell’s Old Boys optou por somente viajar para Belo Horizonte na tarde de ontem, após treinar  e almoçar ainda em Rosario.

Ficha técnica

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Rafael Marques, Gilberto Silva e Richarlyson; Pierre, Josué e Ronaldinho; Bernard, Diego Tardelli e Jô. Técnico: Cuca.

Newell’s Old Boys: Nahuel Guzmán; Marcos Cáceres, Santiago Vergini, Gabriel Heinze e Milton Casco; Lucas Bernardi, Diego Mateo e Rinaldo Cruzado; Víctor Figueroa, Ignacio Scocco e Maximiliano Rodríguez. Técnico: Gerardo Martino.

Local: Estádio Independência (Belo Horizonte). Hora: 21h50. Árbitro: Roberto Silvera (URU). Assistentes: Miguel Nievas (URU) e Carlos Pastorino (URU).

Invencibilidade como mandante

52
jogos

41
vitórias

11
empates

122
gols marcados

37
gols sofridos
Jogos no Independência em 2013
Atlético-MG 2 x 1 São Paulo (Libertadores)
Atlético-MG 3 x 0 Araxá (Mineiro)*
Atlético-MG 3 x 1 Guarani (Mineiro)
Atlético-MG 2 x 1 The Strongest-BOL (Libertadores)
Atlético-MG 5 x 2 América-MG (Mineiro)*
Atlético-MG 4 x 1 Tupi (Mineiro)*
Atlético-MG 5 x 2 Arsenal-ARG (Libertadores)*
Atlético-MG 4 x 0 Boa Esporte (Mineiro)*
Atlético-MG 5 x 1 Tombense (Mineiro)*
Atlético-MG 4 x 1 São Paulo (Libertadores)*
Atlético-MG 3 x 0 Cruzeiro (Mineiro)*
Atlético-MG 1 x 1 Tijuana-MEX (Libertadores)
Atlético-MG 0 x 0 São Paulo (Brasileirão)
Atlético-MG 3x2 Criciúma (Brasileirão)
*57%
percentual de vitórias por pelo menos três gols de diferença

2 comentários:

  1. Olha isso!
    É vc mesmo ou fake ?

    https://www.facebook.com/jose.seibt

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo aviso, Wendel.

    Este perfil é falsa, trata-se de um impostor.

    ResponderExcluir