sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Liga dos Campeões 2013/14: destino Lisboa

Participar da fase de grupos da Liga dos Campeões é o desejo de todos os clubes europeus. Não apenas pelo prestígio de disputar o mais importante torneio interclubes do mundo, mas também pelo lado financeiro, uma vez que a competição representa parcela significativa do faturamento das equipes - até mesmo daquelas mais tradicionais e ricas. Levantar a tão almejada “orelhuda”, como é carinhosamente chamado o troféu, é feito para poucos. Nas 58 edições da competição, apenas 22 clubes sentiram o gostinho de conquistar a Europa. Ontem, a UEFA realizou o sorteio dos grupos para a 59ª edição do torneio. e as 32 equipes participantes ficaram conhecendo seus adversários nesta primeira fase. O temor por um grupo da morte não se concretizou. Muito embora o grupo H reúna 16 títulos e quatro campeões (Barcelona, Milan, Ajax e Celtic). Somente dois clubes chegarão à grande final. Parte do destino está traçado. e o objetivo é estar em Lisboa no dia 24 de maio de 2014. Até lá, haverá uma árdua caminhada pela frente. E este trajeto se inicia nos dias 17 e 18 de setembro, quando se realizam os jogos da primeira rodada.

O Conversas Futebolísticas analisa grupo a grupo, projetando quais clubes têm mais chances de avançar para as oitavas de final.

Grupo A

Manchester United (ING)
Shakhtar Donetsk (UCR)
Bayer Leverkusen (ALE)
Real Sociedad (ESP)

- Títulos de Liga dos Campeões: 3 (Manchester United)

- Campeões nacionais: 2 (Manchester United e Shakhtar Donetsk)

O escocês David Moyes, treinador que substituiu a lenda Sir Alex Fergunson à frente do Manchester United, não deverá sofrer um revés em sua primeira Liga dos Campeões no comando dos Red Devils. O adversário mais perigoso é o Shakhtar Donetsk, recheado de brasileiros - Bernard foi o último a se mudar para a Ucrânia. Real Sociedad e Bayer Leverkusen, porém, tentarão brigar com os ucranianos pela segunda vaga do grupo.

1ª rodada - 17/09
Manchester United x Bayer Leverkusen
Real Sociedad x Shakhtar Donetsk


Grupo B

Real Madrid (ESP)
Juventus (ITA)
Galatasaray (TUR)
FC Copenhague (DIN)

- Títulos de Liga dos Campeões: 11 (Real Madrid - 9; Juventus - 2)

- Campeões nacionais: 4 (todos)

Pelo segundo ano consecutivo, o sorteio coloca o Real Madrid no único grupo que reúne quatro campeões nacionais. No ano passado, contudo, a chave dos Blancos era bem mais complicada. Desta vez, a boa equipe da Juventus, bicampeã italiana deverá ser seu principal oponente pelo primeiro lugar. O Galatasaray, entretanto, surge como possível azarão. Os turcos têm Wesley Sneijder e Didier Drogba e podem surpreender os dois favoritos do grupo.

1ª rodada - 17/09
Galatasaray x Real Madrid
FC Copenhague x Juventus


Grupo C

Benfica (POR)
Paris Saint-Germain (FRA)
Olympiakos (GRE)
Anderlecht (BEL)

- Títulos de Liga dos Campeões: 2 (Benfica)

- Campeões nacionais: 3 (PSG, Olympiakos e Anderlecht)

O milionário time do Paris Saint-Germain não podia ter caído em um grupo melhor. A equipe dos brasileiros Lucas e Thiago Silva, além do sueco Ibrahimovic, é franca favorita e não deve ter dificuldades para chegar ao primeiro lugar da chave. O Benfica também teve motivos para sorrir. Os portugueses, que sonham em disputar a final em seu estádio da Luz, têm tudo para ficarem com a segunda vaga. Gregos e belgas brigariam pela repescagem à Liga Europa.

1ª rodada - 17/09
Benfica x Anderlecht
Olympiakos x Paris Saint-Germain


Grupo D

Bayern de Munique (ALE)
CSKA Moscou (RUS)
Manchester City (ING)
Viktoria Plzen (TCH)

- Títulos de Liga dos Campeões: 5 (Bayern de Munique)

- Campeões nacionais: 3 (Bayern, CSKA e Plzen)

Depois de conquistar os principais títulos da época passada - Liga dos Campeões, Alemão e Copa da Alemanha - os campeões europeus passam por período de adaptação ao novo treinador, Pep Guardiola. Neste grupo, o Manchester City certamente será o principal oponente na briga pelo primeiro lugar. Os ingleses, a propósito, dessa vez devem, finalmente, passar para as oitavas, já que nos dois últimos anos decepcionaram e caíram na fase de grupos.

1ª rodada - 17/09
Bayern de Munique x CSKA Moscou
Viktoria Plzen x Manchester City


Grupo E

Chelsea (ING)
Schalke 04 (ALE)
Basel (SUI)
Steaua Bucareste (ROM)

- Títulos de Liga dos Campeões: 2 (Chelsea e Steaua Bucareste)

- Campeões nacionais: 2 (Basel e Steaua)

Uma coisa é certa. José Mourinho ficou feliz com o resultado do sorteio para o Chelsea. Em seu retorno aos Blues, o técnico português tem como uma de suas obrigações conquistar a Liga dos Campeões. Nada melhor do que começar a campanha de forma tranquila, em um grupo bastante acessível. O Schalke 04, que chegou às quartas de final na época passada, deverá ficar com a segunda vaga, embora faça um mau começo de temporada.

1ª rodada - 18/09
Schalke 04 x Steaua Bucareste
Chelsea x Basel


Grupo F

Arsenal (ING)
Olympique de Marselha (FRA)
Borussia Dortmund (ALE)
Napoli (ITA)

- Títulos de Liga dos Campeões: 2 (Borussia Dortmund e Olympique de Marselha)

- Campeões nacionais: -

É verdade que o sorteio não apresentou nenhum grupo da morte. Porém, curiosamente, a única chave que não tem sequer um campeão nacional, é uma das mais equilibradas e imprevisíveis de todas. Vice-campeão europeu, o Dortmund impõe respeito. Enquanto o Arsenal chega à sua 16ª participação seguida na competição. Por sua vez, o Napoli vem forte e reforçado. O Marselha, por fim, lidera o campeonato francês e acredita que pode surpreender.

1ª rodada - 18/09
Olympique de Marselha x Arsenal
Napoli x Borussia Dortmund


Grupo G

Porto (POR)
Atlético de Madri (ESP)
Zenit (RUS)
Áustria Viena (AUS)

- Títulos de Liga dos Campeões: 2 (Porto)

- Campeões nacionais: 2 (Porto e Áustria Viena)

Grupo muito equilibrado. Pela tradição, o Porto desponta como favorito a uma das duas vagas. Atlético de Madri e Zenit, porém, são duas forças que devem ser levadas em consideração e os portugueses sabem disso. Os Colchoneros enfrentaram recentemente o Barcelona na decisão da Supercopa espanhola. Dois jogos, dois empates (perderam o título pelo critério de desempate). Os russos, que têm Hulk, têm o reforço de Tymoshchuk e Arshavin.

1ª rodada - 18/09
Áustria Viena x Porto
Atlético de Madri x Zenit


Grupo H

Barcelona (ESP)
Milan (ITA)
Ajax (HOL)
Celtic (ESC)

- Títulos de Liga dos Campeões: 16 (Milan - 7; Barcelona - 4; Ajax - 4; Celtic - 1)

- Campeões nacionais: 3 (Barcelona, Ajax e Celtic)

Não chega a ser um “grupo da morte”, mas é uma chave de respeito. Quatro campeões da competição se enfrentarão por duas vagas. São 16 títulos em campo. Barcelona e Milan voltam a se encontrar pelo terceiro ano seguido e chegarão a oito confrontos em três temporadas (quatro em 2011/12; dois em 2012/13; e mais dois em 2013/14). Tricampeão holandês, o Ajax espera poder fazer frente ao Milan e brigar pela segunda vaga da chave.

1ª rodada - 18/09
Milan x Cetic
Barcelona x Ajax

Ranking de títulos
Real Madrid   9
Milan  7
Bayern de Munique e Liverpool        5
Barcelona e Ajax        4
Internazionale e Manchester United            3
Porto, Juventus, Nottingham Forest e Benfica         2
Chelsea, Borussia Dortmund, Olympique de Marselha, Estrela Vermelha, PSV, Steaua Bucareste, Hamburgo, Aston Villa, Feyernoord e Celtic      1

Nenhum comentário:

Postar um comentário