sábado, 11 de agosto de 2012

Supertaça de Portugal – FC Porto x Académica



Como reza a tradição no futebol europeu, a temporada oficial é aberta com a Supercopa. Em Portugal não é diferente e, desde 1979 (de forma oficiosa) e a partir de 1981 (oficialmente), a Supertaça Cândido de Oliveira abre a época no futebol português. Hoje, FC Porto, bicampeão português, enfrenta a Académica de Coimbra, campeã da Taça de Portugal. O jogo será disputado no Estádio Municipal de Aveiro (que recebe a decisão pelo quarto ano consecutivo), às 16h45m (horário de Brasília).

A Supertaça portuguesa surgiu, coincidentemente, em um período que o FC Porto começava a dar os primeiros passos rumo à hegemonia no futebol lusitano. Em 1978/79, ano em que a Supertaça foi disputada oficiosamente, o Porto acabara de ser bicampeão português, depois de ter passado 19 anos sem conquistar o campeonato nacional. Nos últimos 30 anos, o time azul e branco conquistou 19 campeonatos portugueses e 12 Taças de Portugal.

Essa supremacia do FC Porto no futebol português, evidentemente, refletiu nas conquistas da Supertaça Cândido de Oliveira. No total, os Dragões já conquistaram 18 das 33 edições da competição. Ou seja, se juntarmos os títulos de todos os outros clubes – 15 – não chegam aos números do FC Porto.

Atual tricampeão da Supertaça (tendo batido, sucessivamente, Paços de Ferreira, Benfica e Vitória de Guimarães nos últimos três anos), o FC Porto joga hoje contra a Académica não só para ampliar a sua hegemonia no futebol nacional, como também para chegar ao inédito tetracampeonato deste simbólico troféu.

A Académica bateu o Sporting, de forma surpreendente, na final da Taça de Portugal 2011/12, e voltou a conquistar a tradicional competição após 73 anos. Com isto, o time de Coimbra disputa a Supertaça pela primeira vez em sua história.

Para este jogo, o FC Porto não contará com Hulk, Danilo e Alex Sandro, que estão em Londres, onde disputam, às 11h, a final dos Jogos Olímpicos 2012. O técnico Vitor Pereira, que, apesar das críticas, conseguiu se manter no cargo, terá a estreia do atacante colombiano Jackson Martinez, único atleta contratado pelo clube até agora para a temporada 2012/13.

Se o Porto vencer, ampliará a hegemonia no futebol português e na Supertaça. A Académica espera, mais uma vez, surpreender e fazer novamente história.

Lista de campeões da Supertaça Cândido de Oliveira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário