terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Acabou o gás da Roma?



O início de campeonato italiano da Roma foi surpreendente. Nem o mais otimista dos Giallorossi esperava por um começo tão implacável. Nas 10 primeiras rodadas da Serie A, a Roma esteve imparável. No dia 31 de outubro, o clube da capital bateu o Chievo por 1 a 0, no Estádio Olímpico, e atingiu um feito histórico. Aquela tinha sido a 10ª vitória romanista consecutiva em dez rodadas. Com o triunfo, a equipe Giallorossa estabeleceu o recorde de melhor início de campeonato na história do futebol italiano, superando as nove vitórias da Juventus em 2005/06. Naquela altura, o time comandado pelo francês Rudi Garcia chegara a 30 pontos, abrindo cinco de vantagem sobre o Napoli e a Vechia Signora.

Nas últimas quatro rodadas, porém, a Roma parece ter perdido o gás. Ou, pelo menos, o ímpeto avassalador que demonstrara no início do campeonato. A equipe da capital continua invicta - a única na Serie A -, mas não vence desde o dia 31 de outubro, quando estabeleceu o novo recorde no futebol italiano. Foram quatro empates consecutivos, dois deles em casa. Depois de empatar em 1 a 1 com Torino e Sassuolo e 0 a 0 com o Cagliari, na última rodada foi a Bérgamo empatar em 1 a 1 com a Atalanta.

Os quatro tropeços consecutivos, custaram a liderança à Roma. A Juventus, atual bicampeã italiana, aproveitou para assumir a liderança. Com o triunfo arrancado aos 46 do segundo tempo diante da Udinese no último fim de semana, a Vecchia Signora abriu três pontos de vantagem sobre os Giallorossi. Vale ressaltar a reviravolta da bianconera, que, em quatro rodadas, somou oito pontos a mais que a Roma, transformando uma desvantagem de cinco pontos em vantagem de três.  A Juventus consolida, assim, sua caminhada rumo ao tricampeonato, feito que não alcança desde 1933 (que ainda se tornaria no histórico pentacampeonato em 1935).

Top 5
Clube P J V E D
Juventus 37 14 12 1 1
Roma 34 14 10 4 0
Napoli 31 14 10 1 3
Inter 27 14 7 6 7
Fiorentina 27 14 8 3 3

Artilheiro

Giuseppe Rossi 12

Um comentário:

  1. Realmente a Roma vem dando essa impressão vi dois desses empates e o que talvez preocupe a torcida não seja apenas os empates em si, mas os empates com equipes que em tese estão abaixo tecnicamente da equipe Romana como Atalanta e Suassuolo, ao menos na minha opinião. Não me parece também ter mantido o vigor das primeiras dez rodadas. E mesmo o Milan e Inter não imediatamente na briga ao menos nas primeiras rodadas, o Juventus não brinca em serviço, chegou e passou.

    ResponderExcluir