sábado, 21 de dezembro de 2013

O sonho de um povo defronta o gigante alemão



Mais do que um mero adversário, o poderoso Bayern de Munique tem pela frente toda uma nação na final do Mundial de Clubes, afinal, o Raja Casablanca não é “a voz do povo” por acaso

Inaugurado em 2011, o Estádio de Marrakech, no Marrocos, será palco de uma festa da pesada. A partir das 16h30 (horário do Recife), Bayern de Munique e Raja Casablanca disputam a surpreendente final do Mundial de Clubes da FIFA. Neste sábado, o Raja tentará fazer o que muitos acreditam ser impossível. Bater o todo poderoso Bayern, campeão de tudo o que disputou em 2013, e ser o primeiro clube fora da Europa e América do Sul a se sagrar campeão do mundo. Os gigantes alemães, por seu turno, campeões em 1976 e 2001, podem levar o terceiro troféu para sua rica galeria.

Um dos clubes mais populares do Marrocos, o Raja conta com o apoio de todo o país - até mesmo das torcidas rivais. Sua origem, em 1949, como um dos símbolos do movimento nacionalista do país, tornou o alviverde o baluarte dos desejos da população. Não por acaso, é conhecido até hoje como Vox Populi - a voz do povo. O técnico Faouzi Benzarti é conhecido por sua filosofia de futebol ofensiva. Diante do timaço comandado por Pep Guardiola, entretanto, não é de se esperar um Raja tão aberto. Faouzi, contudo, aposta no fato de ser o azarão da competição para tentar surpreender os alemães. “A pressão está sobre o adversário, não sobre nós. Esperamos ter sucesso nesta maravilhosa partida e conquistar o título."


Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Liga dos Campeões e Supercopa da Europa. Os quatro títulos conquistados pelo Bayern em 2013. Para fechar o ano glorioso com chave de ouro, falta apenas o Mundial. Pep Guardiola, duas vezes campeão do mundo com o Barcelona, pode igualar o argentino Carlos Bianchi como o treinador com mais títulos. Experiente, o catalão espera concentração total de seus comandados, principalmente frente a um adversário que representa um país. “Nós não só vamos jogar contra um time, mas contra todo um país. Temos de jogar com nossos corações, nossas mentes e determinação. Temos de mostrar tudo isso se quisermos vencer”, alertou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário