segunda-feira, 20 de maio de 2013

Mania de ganhar


“Ai estes são os filhos do dragão, unidos para vencer. Orgulhosos por fazer deste Porto campeão”. É desta forma que termina uma das mais emblemáticas canções de apoio ao Porto, Filhos do Dragão. Ontem, após a vitória de XXX sobre o Paços de Ferreira, a nação portista celebrou, orgulhosa de seu clube, mais um título de campeão português. Tricampeão. Invicto. E como eternizou a canção, ninguém pode quebrar este vício de ganhar. E que vício! Nos últimos 30 anos, esta foi a 20ª vez que os portistas saíram às ruas para comemorarem a conquista do campeonato nacional. A épica reviravolta, alcançada apenas a duas rodadas do final e aos 46 minutos do segundo tempo do clássico frente ao eterno rival, jamais será esquecida pelos filhos do Dragão.

Com a conquista, o time azul e branco consolidou ainda mais sua hegemonia no futebol português. A mudança de paradigma em Portugal teve início com a queda do regime fascista, em 1974. A consolidação do sistema democrático viu surgir uma força emergente no Norte, rompendo o centralismo da capital lusitana. E esta força firmou seus alicerces nas últimas três décadas. 20 títulos em 30 campeonatos disputados. Em média, o Porto se sagrou campeão português duas vezes a cada três anos. Dois terços dos títulos foram parar nas galerias de troféus do Dragão. Relegando a Benfica (7), Sporting (2) e Boavista (1), o terço restante.

Para chegar aos tricampeonato, o Porto disputou 90 partidas. Sofreu apenas uma derrota. Foi campeão invicto duas vezes. Na temporada 2010/11, que abriu o caminho do tri. E agora, na época 2012/13. Assim, os azuis e brancos se tornam o clube português mais vezes campeão invicto, deixando o rival Benfica para trás também nesta estatística. A única derrota portista, na trajetória do tri, aconteceu em 29 de janeiro de 2012, pela 17ª rodada da temporada 2011/12. O Gil Vicente fez 3 a 1 no Porto. No total, foram 74 vitórias, 15 empates e a solitária derrota diante de um improvável adversário.

O contestado treinador Vitor Pereira, que dificilmente terá seu contrato renovado, junta-se a um rol de honra de técnicos bicampeões com o Porto. Oitavo bicampeão, Pereira coloca seu nome ao lado de figuras históricas como José Maria Pedroto, Artur Jorge, Sir Bobby Robson e José Mourinho. Com mais títulos, apenas dois treinadores: Artur Jorge (1984/85, 1985/86 e 1989/90) e Jesualdo Ferreira, o único campeão por três anos seguidos - 2006/07, 2007/08 e 2009/10.

Dentro das quatro linhas, os destaques vão para o trio de meio-campo. Formado pelo volante brasileiro Fernando, apelidado de “polvo” pelos torcedores. O português João Moutinho, motor e cérebro do time. E o capitão, “El Comandante” Lucho González, símbolo do que chamam de mística portista. Além deles, a dupla ofensiva colombiana. O jovem e promissor James Rodríguez e o centroavante matador Jackson Martínez, que, em seu primeiro ano de clube, soma a artilharia do campeonato ao título nacional.

Sempre campeão
Lucho González chegou ao Porto em 2005, vindo do River Plate. Logo caiu nas graças da torcida portista, com sua técnica acima da média e seu vigor físico, que o permitia exercer bem a função defensiva no meio-campo e chegar como elemento surpresa no ataque. Em sua primeira passagem, foram quatro anos de clube e quatro campeonatos. Saiu, meio que a contragosto, para o Olympique Marseille em 2009. Em janeiro de 2012, pediu aos franceses para voltar ao Porto. Rescindiu o contrato. Retornou a custo zero. Os azuis e brancos passavam por fase conturbada no campeonato. Cinco pontos atrás do Benfica. Lucho González comandou o clube na conquista do bicampeonato. E agora no tri.

6 campeonatos disputados
6 títulos conquistados

Campeões, só no Porto
O time do Porto tem um quarteto de jogadores que, antes de se mudarem para a cidade invicta, jogaram no rival Sporting. Mas todos eles só sentiram o gostinho do título português depois que trocaram a camisa verde e branca pela azul e branca.

João Moutinho Revelado pelo Sporting, João Moutinho chegou a ser capitão dos Leões. Foram seis anos em Alvalade. Nenhum título português. Em três anos de Porto, chega ao tricampeonato.

Liedson O “Levezinho” foi artilheiro e ídolo no Sporting. Teve tanto destaque que se naturalizou português e atuou pela seleção lusitana. Porém, passou em branco nos oito anos em que esteve no clube lisboeta. Em seis meses de Porto, finalmente conquistou o título nacional.

Marat Ismaylov O meia russo jogou por cinco anos e meio no Sporting. Em janeiro de 2013 se transferiu para o Dragão. Se em Lisboa nunca chegou perto de ser campeão português, no Porto repete Liedson e celebra o título em seis meses de clube.

Varela Quase não atuou pelo time principal do Sporting. Mas é cria das categorias de base que já revelou Luís Figo, Cristiano Ronaldo e Nani. Não foi campeão em Alvalade. No Porto, é tricampeão em quatro temporadas.

Campeões portugueses

Benfica 32
Porto 27
Sporting 18
Boavista 1
Belenenses 1

Nos últimos 30 anos

Porto 20
Benfica 7
Sporting 2
Boavista 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário