domingo, 19 de maio de 2013

O mais emocionante da Europa


O Campeonato Português só será decidido hoje, em sua última rodada. Porto e Benfica brigam pelo título. Na rodada passada, os azuis e brancos venceram, de virada, os encarnados e reassumiram a liderança. E apenas um ponto separa os dois eternos rivais. Para ser tricampeão, o Porto precisa apenas da vitória sobre o Paços de Ferreira. Já o Benfica, tem que torcer por um tropeço do Dragão e vencer o Moreirense. Vai ser emoção até o fim.

O instante pleno de estar para acontecer. Às 14h30 de hoje, a bola rola em dez partidas da 30ª e última rodada do Campeonato Português. Dois jogos dividirão, porém, as atenções de todos os portugueses. E não só. Também de todos os amantes do futebol. E de seus sentimentos. Enquanto os principais campeonatos nacionais europeus já estão decididos, com seus campeões, em Portugal, Porto e Benfica prometem que a emoção será mantida até o fim. Dragões e encarnados chegam à derradeira jornada separados por apenas um ponto. Quis o acaso do sorteio da Liga Portuguesa, que o campeonato fosse decidido em contrastes. Enquanto o bicampeão, Porto, enfrenta o surpreendente e perigoso Paços de Ferreira, no acanhado Estádio da Mata Real (com seus 5.172 lugares), seu principal antagonista - Benfica - encara o desesperado Moreirense, no Estádio da Luz, onde cabem 65.647 torcedores.

Em um campeonato marcado pelo equilíbrio, com os dois protagonistas sempre muito próximos na classificação, o mês de abril se encerrou com o Benfica celebrando a difícil vitória na Madeira, 2 a 1, sobre o Marítimo. Com maio se abrindo para a reta final tendo o clube da capital quatro pontos de vantagem sobre o time do Norte, pensavam os benfiquistas que a comemoração do título era apenas uma questão de tempo. Um inesperado Estoril, entretanto, surgiu no caminho. Dois pontos tirados ao então líder. Renascia, assim, a esperança no Dragão. A penúltima rodada reservava um escaldante Porto x Benfica. Que até os 46 minutos do segundo tempo marcava a igualdade no placar, 1 a 1. Êxtase vermelho e branco. Eis que do sinistro pé de um brasileiro de 19 anos, o instante brotava como momento emergente. Kelvin não só marcou o gol da virada portista. Ele marcou o gol da reviravolta azul e branca, que ultrapassou o grande rival restando apenas mais uma rodada por vir.

O título de campeão português se decidirá em duas capitais. A capital do móvel, como é conhecida a pequena Paços de Ferreira. Onde o clube local, que assegurou na rodada passada uma inédita participação na Liga dos Campeões, receberá o Porto, que está a uma vitória do tricampeonato. E a capital lusitana, Lisboa. Onde o Benfica, abatido por duas derrotas seguidas nos acréscimos (na última quarta-feira perdeu a Liga Europa para o Chelsea, aos 47 do segundo tempo), precisará do apoio da massa encarnada para empurrar o ameaçado Moreirense e abatê-lo, na esperança de que esta vitória lhe valha a reconquista do nacional. Aos benfiquistas, contudo, não bastará a vitória no Estádio da Luz. Terão que torcer, também, por um tropeço portista no Estádio da Mata Real. Seja qual for o campeão. Se Porto ou Benfica. A edição 2012/13 do Campeonato Português ficará marcada como uma das mais equilibradas e emocionantes da história.

Kelvin, o herói
Ele não deverá ser titular no jogo de hoje, mas, caso o Porto conquiste o tricampeonato, seu nome terá letras douradas no livro do campeão. Kelvin Mateus de Oliveira tem 19 anos e foi revelado em 2010 pelo Paraná Clube. Chegou ao Porto em 2011. Mas, para ganhar experiência, foi logo emprestado ao Rio Ave, onde disputou o Português da temporada 2011/12. Em julho de 2012 voltou a compor o elenco do Porto. Atuou apenas em sete partidas pelo time principal. Porém, foi autor de três gols decisivos, em duas viradas determinantes para os azuis e brancos.

7 jogos pelo time principal

3 gols, 2 viradas

8 de abril, Porto 3 a 1 Braga. Entrou 31 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 1 a 1. Marcou dois gols e deu a vitória aos Dragões.

11 de maio, Porto 2 a 1 Benfica. Entrou aos 34 minutos do segundo tempo, quando o jogo estava 1 a 1. Marcou o gol que deu a vitória aos Dragões.

Rodadas na liderança

Porto 11 (reassumiu a liderança na 29ª e penúltima rodada)
Benfica 17 (liderou da 21ª a 28ª rodada)

Campanhas

Porto 23 vitórias e 6 empates (invicto)
Benfica 23 vitórias, 5 empates e 1 derrota

Contas do título

Porto Uma vitória garante o tricampeonato. Os portistas ainda podem conquistar o título mesmo com o empate ou a derrota. Para isso, o Benfica não pode vencer o Moreirense.

Benfica Aos benfiquistas, somente a vitória interessa. Mas não apenas isso. Também precisam torcer para que o Porto perca seu jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário