terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Futebol, violência e abuso de autoridade

Charge de Carlos Latuff, retirada da internet


Tem dado o que falar o vídeo em que membros da torcida Inferno Coral são obrigados, por Policiais Militares, a cantar o grito de guerra do Sport e a gritar o nome do clube rival. Antes de mais nada, preciso registrar minha indignação ao ver tantas pessoas gargalhando com as imagens de inequívoco abuso de autoridade. Para não falar do sentido de justiça deturpado pela sede de vingança, com várias pessoas aplaudindo tal atitude arbitrária.

O tratamento por parte de agentes da Polícia Militar do Estado de Pernambuco é repugnante! Independentemente da minha opinião acerca das torcidas organizadas e dos atos de vandalismo e outros possíveis crimes que estivessem cometendo no momento em que foram detidos, jamais poderia concordar com a forma como foram humilhados publicamente pelos agentes da autoridade, representantes do Estado.

A função do Policial Militar é deter o indivíduo e levá-lo à autoridade policial. E enquanto o indivíduo (ou um grupo, como no caso da torcida organizada) estiver sob a tutela do Policial, está, na realidade, sob a tutela do Estado, que tem o dever de proteger suas integridades física e moral.

É inaceitável, em um Estado Democrático de Direito, que se aceite atos de violência física e moral por parte de agentes da autoridade do Estado - Policiais Militares. Simplesmente inadmissível!

Que os vândalos respondam por aquilo que lhes caibam - seus atos de vandalismo. Que o Estado faça valer a lei e instaure o devido processo legal. Mas, jamais se pode aceitar que um agente do Estado humilhe um cidadão - seja ele criminoso ou não.

A evolução civilizacional nos afastou de nossos desejos mais animalescos, da nossa sede por vingança. O Estado existe para isso. E é sempre deplorável e lamentável ver agentes da autoridade estatal agirem ao arrepio da lei. O vandalismo da torcida organizada não justifica o vandalismo do Estado.

Cada um desses torcedores humilhados pode, sim, acionar o Estado de Pernambuco e demandar uma indenização por danos morais. Afinal, o Policial nada mais é que um agente do Estado. Do Governo do Estado de Pernambuco.

Enfim, quem dera esta fosse a última das várias demonstrações de abusos de autoridade das quais a nossa sociedade é vítima constantemente neste país.


PS. Não, eu não estou defendendo os atos de vandalismo das torcidas organizadas. Acho que cada vândalo deve responder por seus atos e defendo que as torcidas - como instituições que são - devem ser responsabilizadas civilmente pelos danos causados por seus membros. Que isso fique bem claro. Mas é o popular "uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa".

Um comentário:

  1. É muito bom ver manifestações como a sua Emanuel Leite Jr., é lamentável o episódio e a forma como as coisas foram conduzidas, sem falar da bestialidade pública que referenda tudo isso, é responsabilidade do estado a tutela daquele grupo, se vandalizaram ou comentaram crimes, que sejam punidos por isso, mas jamais humilhados e achincalhados como foram estando sob a tutela do estado.

    ResponderExcluir