quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

O tradicional Boxing Day

Nem o frio do rigoroso inverno britânico, nem as festas de fim de ano fazem com que a bola pare de rolar na Inglaterra. 26 de dezembro é uma data especial. Dia de rodada cheia na Premier League. Data em que os ingleses celebram o Boxing Day.



Fim de ano é sinônimo de recesso no futebol europeu. Período de celebrações - Natal e Ano Novo - e muito frio, tudo conspira para que a bola fique parada e as arquibancadas vazias. É uma época em que jogadores e, também, torcedores curtem as festas com suas famílias. Menos em um país. Isolado da Europa Continental pelo Mar do Norte e Canal da Mancha, o arquipélago das Ilhas Britânicas não está separado do Velho Continente apenas geograficamente. Na Inglaterra, ao contrário do restante do continente, fim de ano é sinônimo de futebol. Muito futebol. Na terra da rainha, a bola não tem descanso. Hoje, a Premier League tem rodada completa no tradicional Boxing Day. E não fica por aí. Ainda tem a rodada do New Year’s Day e o primeiro sábado do ano, que é da terceira eliminatória da Copa da Inglaterra.

Há controvérsias quanto à origem do Boxing Day no Reino Unido. São três os fatos históricos que podem ter dado início à tradição secular nas Ilhas Britânicas. Certo é que a tradicional celebração do dia 26 de dezembro evoluiu do seu caráter beneficente para uma extensão do Natal. Feriado na Inglaterra desde 1871, o Boxing Day é, atualmente, uma data em que as famílias se reúnem para comprar o que sobrou dos estoques das lojas - a preços mais convidativos - e também para comerem as sobras do Natal. Os apaixonados por esportes aproveitam para levar a família aos mais diversos eventos, das mais diversas modalidades.

No futebol, a origem do Boxing Day tem uma data exata: 26 de dezembro de 1860. Na ocasião, o estádio Sandygate Road foi palco da primeira partida interclubes da história moderna do esporte, protagonizada por Sheffield FC e Hallam FC. Graças àquele jogo vencido pelo Sheffield por 2 a 0, a data se transformou em uma das mais marcantes e tradicionais do futebol inglês, estabelecida desde a temporada inaugural do Campeonato Inglês, em 1888/89.

Por ser uma data especial, os 10 jogos da rodada Premier League acontecem hoje. Dentro do espírito festivo do dia, é comum ver, em todos os estádios, torcedores fantasiados de papais noéis. A bola começa a rolar às 12h45 local (9h45 no Recife), com Hull City x Manchester United. Tradicionalmente, a Liga procura marcar jogos entre clubes da mesma cidade e região, a fim de evitar que os torcedores precisem viajar longos trajetos. A capital, Londres, verá seus quatro maiores clubes jogarem em casa, incluindo um dérbi entre West Ham e Arsenal.

Clássico encerra o dia

Fechando o dia de festa, o grande clássico da rodada, em jogo que pode valer a liderança. Às 14h30 (horário do Recife), Manchester City e Liverpool se enfrentam no City of Manchester Stadium. Apenas um ponto separa os dois clubes. O Liverpool lidera a competição - ao lado do Arsenal - com 36 pontos, enquanto o City vem logo atrás com 35. Esta partida colocará frente a frente os dois melhores ataques e o artilheiro e vice-artilheiro da Premier League. Os Citizens já balançaram as redes adversárias 51 vezes e os Reds 42. O uruguaio Luis Suárez, do Liverpool, marcou 19 gols, seguido pelo argentino Kun Agüero, do City, com 13.

Jogos

9h45
Hull City x Man United

12h
Aston Villa x Crystal Palace
Cardiff x Southampton
Chelsea x Swansea City
Everton x Sunderland
Newcastle x Stoke City
Norwich x Fulham
Tottenham x West Bromwich
West Ham x Arsenal

14h30
Manchester City x Liverpool

As origens do Boxing Day

O presente de natal, no Reino Unido, é conhecido por “Christmas Box” (caixa de Natal). A partir da ideia de caixa, surgem três versões para a origem do Boxing Day.

- O Boxing Day era o dia livre dos empregados, data em que recebiam dos patrões seus “Christmas Box” (caixas de Natal). Os empregados tiravam o dia para irem para casa, visitarem suas famílias e levavam as caixas de Natal.

- Caixas (“box”) eram colocadas em igrejas em todo o país no dia de Natal, a fim de coletar doações para os pobres. As caixas eram abertas no dia seguinte, 26 de dezembro.


- Grandes navios, quando iam zarpar viagem, levavam uma caixa com dinheiro a bordo para dar sorte. Se a viagem era bem sucedida, era doada a um padre no retorno e aberta no dia de Natal para distribuir seu conteúdo aos pobres.

Um comentário:

  1. Eu acho arretada essa característica do futebol britânico é muito bom em dias como dia 26 e seguintes poder acompanhar o futebol rodada cheia, grande jogos, clássicos locais, e jogo valendo da liderança, Liverpool como a muito não se via lutando pela liderança e manutenção dela, brigando para voltar a ser campeão do campeonato inglês depois de muitos anos, Arsenal também de voltar a briga, MU oscilando, Chelsea muito competitivo e City crescendo e tentando atropelar, muito massa, talvez seja redundante falar o quando gosto também das postagens do conversasfutebolisticas e textos que vão para os jornais também. por busca as origens e contar um pouco mais do que a repercussão do jogo em si, arretado.

    ResponderExcluir