sábado, 11 de janeiro de 2014

Com cara de superclássico


Quando se fala em futebol espanhol, a enorme rivalidade entre os gigantes Real Madrid e Barcelona vem logo à conversa. Não por acaso, o confronto entre os rivais históricos é conhecido - mundialmente - como o superclássico. Nos últimos anos - pelo menos nas últimas nove edições do Espanhol -, o campeonato tem sido decidido pelos resultados nos dois superclássicos. Na temporada 2013/14, não é bem assim. É verdade que o Barcelona lidera a competição com 49 pontos. Também é verdade que os catalães dividem a liderança, em igualdade pontual, com uma equipe de Madri. Desta vez, contudo, é um surpreendente Atlético que disputa, ponto a ponto, o topo da tabela. Hoje, às 16h (horário do Recife), o estádio Vicente Calderón, recebe um escaldante Atlético Madrid x Barcelona. Partida que vai definir o campeão do primeiro turno. O jogo mais esperado da temporada, até agora. O clima é de superclássico.

Os dos adversários têm dividido a liderança do Espanhol praticamente desde a primeira rodada. Somente entre a nona e 14ª rodadas o Barcelona se viu isolado no topo. Porém, após a derrota para o Athletic Bilbao na 15ª rodada, os catalães voltaram a ter a companhia dos Colchoneros. O jogo de hoje coloca não apenas os dois líderes frente a frente. De um lado, estará a melhor defesa da competição - Atlético, com apenas 11 gols sofridos -, enquanto do outro estará o melhor ataque - Barcelona, com 53 gols marcados. Nas duas vezes em que se enfrentaram na temporada, na decisão da Supercopa da Espanha, o equilíbrio prevaleceu. Foram dois empates - 0 a 0 e 1 a 1 - e o título do Barcelona veio pelo gol fora.

Desde que foi campeão espanhol pela última vez, em 1996, o Atlético nunca esteve tão vivo na luta pelo título. Parte do sucesso rojiblanco se deve ao treinador, Diego Simeone. Capitão na última conquista espanhola, Simeone era um volante muito duro na marcação, mas com boa qualidade no passe. E é a partir da defesa que o técnico argentino monta sua força. Com duas linhas de quatro muito bem posicionadas e em bloco baixo, o Atlético prefere dar a bola aos adversários para sair em contra-ataques mortais. Para ser eficaz ofensivamente, Simeone conta com um centroavante que tem feito a melhor temporada de sua carreira. Sergipano de Lagarto, Diego Costa tem média de gols superior a um por partida - 19 em 18 jogos. E é este brasileiro naturalizado espanhol a maior esperança de vitória dos donos da casa.

Para encarar este surpreendente Atlético, o argentino Tata Martino, técnico do Barcelona, tem uma dor de cabeça que todos os treinadores gostariam de ter. Na última quarta-feira, o astro Lionel Messi provou estar totalmente recuperado da lesão que o deixara de molho desde o dia 10 de novembro. Além de Messi, Neymar - ausente da partida da Copa da Espanha por conta de uma gastroenterite - está de volta. Assim, Martino tem Pedro, Alexis Sánchez e Cesc Fàbregas como opções para compor o tridente ofensivo. Os três foram muito bem com a camisa blaugrana durante o período da ausência de Messi e Neymar. “Tenho muitos jogadores bons e o mais provável é que seja injusto com algum”, comentou o treinador.

NÚMEROS

53
gols marcados pela Barcelona, melhor ataque

11
gols sofridos pelo Atlético Madrid, melhor defesa

Histórico de confrontos

210
jogos

93
vitórias do Barcelona

48
empates

69
vitórias do Atlético Madrid

409
gols do Barcelona

318
gols do Atlético Madrid

+jogos
12h
Athletic Bilbao x Almería

14h
Celta de Vigo x Valencia

16h
Atlético Madrid x Barcelona

18h
Elche x Sevilla

Inglaterra
Vencer para pressionar os líderes
Apenas dois pontos separam o Chelsea, terceiro colocado da Premier League, do líder Arsenal. Os Blues somam 43 pontos, contra 45 dos Gunners. Separando os dois rivais londrinos, o Manchester City ocupa o segundo lugar, com 44. Arsenal e City só entram em campo amanhã, quando encaram Aston Villa e Newcastle, respectivamente. Por isso, o Chelsea tem, hoje, a oportunidade de assumir provisioriamente a liderança do campeonato inglês e jogar a pressão para os dois principais oponentes na briga pelo título na terra da rainha. Os Blues enfrentam o Hull City, fora de casa, às 9h45 (horário do Recife). Para este confronto com décimo colocado da liga inglesa, o técnico português José Mourinho deve escalar quatro brasileiros no time titular. David Luiz, Ramires, Oscar e Willian são nomes praticamente certos na formação do Chelsea que vai atacar a liderança no KC Stadium.

+jogos

Inglês
9h45
Hull City x Chelsea

12h
Everton x Norwich
Fulham x Sunderland
Tottenham x Crystal Palace
Cardiff City x West Ham
Southampton x West Bromwich

14h30
Man United x Swansea City

Italiano
14h
Livorno x Parma

16h45
Bologna x Lazio

Português
15h
Rio Ave x Marítimo

17h15
Estoril x Sporting

Francês
13h
Ajaccio x PSG

16h
Rennes x Nice
Lyon x Sochaux
Guingamp x Saint-Étienne
Valenciennes x Bastia

Bordeaux x Toulouse

Nenhum comentário:

Postar um comentário