sábado, 30 de junho de 2012

A Europa conhecerá seu campeão



Neste domingo, 01 de julho, Espanha x Itália entrarão em campo, às 15h45m, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia, para decidirem o título da Euro 2012. Os espanhóis, atuais campeões europeus e mundiais, poderão conquistar o primeiro bicampeonato da Euro na história, já que até hoje nenhuma seleção ganhou a competição duas vezes seguidas. Além disso, a Fúria, sendo campeã, igualará a Alemanha como maior vencedora do torneio, três títulos. A Itália, seleção europeia com mais conquistas de Copas do Mundo (tetracampeã), lutará para voltar a levantar a taça da Euro após 44 anos. A Azzurra só tem um título europeu, conquistado em casa, no ano de 1968.

Na atual edição da Euro, Espanha e Itália se encontraram no grupo C e fizeram a partida de abertura da chave. Em jogo equilibrado, Di Natale abriu o marcador para os italianos, mas Fàbregas empatou três minutos depois, fechando o resultado em 1 x 1.

Na trajetória até a final, a Espanha não perdeu nenhum jogo.Ficou em primeiro lugar no grupo C, à frente de Itália, Croácia e Irlanda, somando duas vitórias e um empate. Nas quartas-de-final, a vítima foi a França, que perdeu por 2 x 0. Na semifinal, a Fúria enfrentou maior dificuldade no clássico ibérico. Ao fim de 120 minutos, não saiu do 0 x 0 contra Portugal. Só nas grandes penalidades é que os espanhóis asseguraram a vaga na final, 4 x 2.

Também invicta no torneio, a Itália esteve em risco no grupo C, empatou com Espanha e Croácia por 1 x 1 e chegou à última rodada precisando da vitória. Encarou a Irlanda, que já estava eliminada, e venceu por 2 x 0. Nas quartas-de-final, eliminou a Inglaterra, nos pênaltis, após 0 x 0. Na semifinal, encarou a favorita ao título Alemanha, mas grande freguesa da Azzurra. E, mantendo a invencibilidade no clássico, em jogos oficiais, a Itália venceu por 2 x 1, com a estrela do polêmico Mario Balotelli brilhando. Ele marcou os dois gols italianos e se juntou a outros quatro jogadores no topo da artilharia da competição.

A história deste clássico latino nos remete aos Jogos Olímpicos de Antuérpia, em 1920. Foi lá que Espanha x Itália se enfrentaram pela primeira vez, com vitória espanhola, 2 x 0. Mas, na soma dos 30 encontros nestes 92 anos de clássico, a Itália tem ligeira vantagem, com 10 vitórias, contra oito da Espanha (e 12 empates). Em Mundiais e Euros, as duas seleções já se enfrentaram sete vezes. A Espanha, até hoje, nunca venceu a Itália. Foram quatro vitórias italianas e três empates. Porém, um desses empates foi nas quartas-de-final da Euro 2008, em que a Espanha eliminou a Itália nas grandes penalidades, após 0 x 0 nos 120 minutos de jogo.

Embora a Espanha chegue credenciada com os títulos da Europa e do Mundo, o equilíbrio na história do clássico e as campanhas de ambas as seleções nesta Euro não permitem que se aponte um favorito ao título europeu de 2012.

Ficha Técnica

Local: Estádio Olímpico de Kiev, Ucrânia
Data: 01/07/2012
Hora: 15h45m

Espanha: Casillas; Arbeloa, Piqué, Sérgio Ramos e Jordi Alba; Sergio Busquets, Xabi Alonso e Xavi; Iniesta, David Silva e Fàbregas. Técnico: Vicente Del Bosque.

Itália: Buffon; Balzaretti, Barzagli, Bonucci e Chielini; De Rossi, Pirlo, Marchisio e Montolivo; Cassano e Balotelli. Técnico: Cesare Prandelli.

Árbitro: Pedro Proença (POR).
Auxiliares: Bertino Miranda e Ricardo Santos (ambos de POR).
Quarto Árbitro: Cuneyt Çakir (TUR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário