quarta-feira, 20 de junho de 2012

O momento da verdade na Libertadores



Corinthians e Santos, que já decidiram Campeonato Brasileiro (em 2002, com triunfo santista), fazem hoje o mais importante clássico dos alvinegros paulistas em toda a história dos confrontos. Os rivais decidem, no estádio do Pacaembu, uma vaga na final da Copa Libertadores. Para o Corinthians, conquistar a principal competição continental é uma verdadeira obsessão. Os corintianos partem em vantagem, após terem vencido o jogo de ida, na Vila Belmiro, por 1 x 0. Já o Santos, comandado pelo craque Neymar, busca, no ano em que celebra o centenário, chegar ao quarto título da Libertadores, o que tornaria o alvinegro praiano o clube brasileiro com mais conquistas continentais. O jogo será hoje à noite, às 21h50, no estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Maior vencedor na história do clássico, 123 vitórias em 306 jogos, o Corinthians nem precisa de vencer para chegar à primeira final da Libertadores de sua história. Com a vantagem alcançada no jogo de ida, o alvinegro de Parque São Jorge joga pelo empate para manter vivo o sonho de conquistar, finalmente, o torneio continental. Para isso, o Timão conta com um trunfo importante nesta edição do torneio: está invicto no Pacaembu. Mais do que a invencibilidade, o Corinthians demonstra total superioridade quando joga em casa, com 13 gols marcados e nenhum sofrido, em cinco jogos realizados na capital paulista na atual Libertadores.

Para não ver frustrado um de seus principais objetivos no ano do centenário, o Santos precisará contar com o melhor de suas duas grandes estrelas: Neymar e Ganso. Ambos não foram bem no jogo de ida, em que o Peixe foi derrotado pelo Timão. Neymar cansado pela maratona de jogos e vindo dos EUA, onde estava com a seleção brasileira, jogou nitidamente abaixo do que lhe é esperado. Ganso, por sua vez, retornou de uma artroscopia no joelho direito. O meia atuou meio que no sacrifício, pois a expectativa era de, no mínimo, um mês de recuperação, e ele voltou a campo com menos de três semanas.

O time santista, para chegar à final, terá que fazer algo que ainda não fez na Libertadores 2012: vencer uma partida fora de casa. O Santos, em cinco jogos, perdeu quatro vezes e o máximo que conseguiu foi um empatezinho de 1 x 1 no Beira-Rio, contra o Internacional. Neymar, Ganso e cia terão mesmo que se superar para ultrapassar o forte esquema do Corinthians que, como dissemos, ainda não perdeu no Pacaembu nesta Libertadores.

Quem avançar para a decisão da competição, representará o Brasil contra ou o argentino Boca Juniors ou o chileno Universidad de Chile, que se enfrentam amanhã, em Santiago. O Boca venceu por 2 x 0 na Bombonera e pode até perder por 1 x 0 para continuar na luta pelo seu sétimo título continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário