quinta-feira, 28 de junho de 2012

O encontro de duas potências



As duas maiores potências do futebol europeu, Alemanha x Itália, fazem, nesta quinta-feira, 28 de junho, às 15h45m, no Estádio Nacional (Varsóvia, Polônia), a segunda semifinal da Euro 2012, para definir quem enfrentará a Espanha na final. 


Em campo estarão sete títulos mundiais (quatro italianos e três alemães) e quatro europeus (três alemães e um italiano). Os alemães, maiores campeões europeus, tentam conquistar o título que lhes foge desde 1996 (em 2008 foram vice-campeões). Já os italianos vão em busca do troféu que não levantam desde 1968 (ano em que sediou a competição).

A Alemanha tem uma campanha impecável nesta Euro 2012. Passou pelo grupo da morte com três vitórias, ultrapassando Portugal, Holanda e Dinamarca. Nas quartas-de-final, o adversário foi a Grécia, e os germânicos venceram por 4 x 2.

Semifinalista nos dois últimos mundiais e finalista na Euro 2008, a seleção alemã passou por um processo de renovação e hoje conta com time talentoso, com jogadores como Schweinsteinger, Podolski, Özil, Müller e o artilheiro Mario Gómez. Além disso, ainda surge a nova safra, como as estrelas do bicampeão alemão Borussia Dortmund, Mario Götze e Marco Reus.

Para chegar à semifinal, a Itália fez uma campanha bem ao estilo do futebol italiano. Somente uma vitórias e três empates, nos quatro jogos realizados. No grupo C, empatou com Espanha e Croácia por 1 x 1 e venceu a Irlanda por 2 x 0. Nas quartas-de-final, eliminou a Inglaterra, nos pênaltis, após 0 x 0 no jogo. Mas, verdade seja dita, a Itália jogou muito mais que a Inglaterra e se o jogo foi para as grandes penalidades, foi por conta da Inglaterra, que se segurou na defesa, para manter o nulo ao fim dos 120 minutos de bola rolando.

A grande estrela italiana nesta Euro é o veterano meia Pirlo. Aos 33 anos, Andrea Pirlo esbanja talento para reger o meio-campo da Azzurra. Praticando um futebol de posse de bola, meio com cara de Juventus, atual campeã italiana, a seleção tetracampeã mundial confia em seu maestro para voltar a conquistar uma Euro.

Historicamente, a Itália leva vantagem sobre a Alemanha. Em 30 encontros, desde 1923, os italianos venceram 14 vezes, contra apenas sete vitórias alemãs (e nove empates). Nos últimos cinco confrontos, três vitórias da Itália e dois empates. A última vitória alemã foi em 1995, 2 x 0, em amistoso realizado em Zurique (Suíça).

Em jogos oficiais aí é que a balança pende mesmo para o lado da Azzurra. Entre Euros e Mundiais, foram sete embates. Três vitórias italianas e quatro empates. A Itália conquistou o tricampeonato mundial em 1982 vencendo a Alemanha na final, 3 x 1. Em 2006, jogando na Alemanha, a Itália bateu os donos da casa na semifinal do Mundial. E em 1970, na semifinal da Copa do México, italianos e alemães fizeram aquele que é considerado por muitos o melhor jogo da história das Copas. Vitória da Itália por 4 x 3.


Pelo futebol praticado, a Alemanha é a favorita. Mas, se em clássicos o favoritismo nem sempre se confirma, neste clássico do futebol mundial, Itália x Alemanha, pelo retrospecto, é ainda mais complicado cravar quem sairá vencedor. Se passar pela Itália, a Alemanha repetirá a final da Euro 2008, conquistada pela Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário