terça-feira, 26 de junho de 2012

Semifinal ibérica



Nesta quarta-feira, 27 de junho, às 15h45m, Portugal x Espanha fazem a primeira semifinal da Euro 2012, na Donbass Arena, em Donetsk (Ucrânia). Este será um dos mais importantes confrontos dos vizinhos ibéricos em toda a história do clássico, que teve seu primeiro embate em 1921.

Para chegar à semifinal, a Espanha, atual campeã europeia e mundial, ficou em primeiro lugar no grupo C, à frente de Itália, Croácia e Irlanda, somando duas vitórias e um empate. Nas quartas-de-final, o adversário foi a França. E os espanhóis foram superiores em todo o jogo, vencendo, sem dificuldades, por 2 x 0.

Portugal, para estar entre os quatro melhores da competição, primeiro teve que passar pelo chamado grupo da morte. E os portugueses se saíram bem. Perderam de 1 x 0 para a Alemanha na estreia, porém se recuperaram nos dois jogos seguintes e venceram a Dinamarca (3 x 2) e Holanda (2 x 1, de virada). Na sequência, a equipe lusitana eliminou a República Tcheca, com gol do astro Cristiano Ronaldo, 1 x 0.

A Espanha tenta o inédito bicampeonato europeu. Nenhuma outra seleção conseguiu, até hoje, conquistar dois títulos consecutivos da Euro. Para atingir este feito histórico e levantar a sua terceira Euro, a Espanha conta com a força de seu jogo coletivo, baseado na posse de bola e alicerçado em seu meio-campo envolvente com jogadores como Xabi Alonso, Xavi, Iniesta.

De olho na segunda final de Euro de sua história e, claro, com o sonho de conquistar o torneio pela primeira vez, Portugal confia muito no talento de Cristiano Ronaldo, grande estrela do Real Madrid, atual campeão espanhol. Ronaldo, nos jogos contra Holanda e Rep. Tcheca assumiu a responsabilidade de principal jogador lusitano e fez os três gols de sua seleção nas duas partidas.

Mas Portugal não poderá apenas ficar à espera da genialidade de Ronaldo. Será necessária uma superação coletiva, com muita consciência tática. Jogadores como Raul Meireles e Moutinho (este último que tem feito uma grande Euro), no meio-campo, serão essenciais para manter vivo o sonho português. Nani e sua velocidade também deverá estar no seu melhor para auxiliar o time nas saídas em contra-ataque.

Histórico de confrontos

Em toda a história, Portugal x Espanha já se enfrentaram 34 vezes. Os espanhóis têm clara vantagem no clássico. Foram 16 vitórias de Espanha contra apenas seis de Portugal. A última vez que a duas seleções se encontraram foi em novembro de 2010, com uma goleada portuguesa, 4 x 0, no Estádio da Luz.

Este será o terceiro clássico ibérico em uma fase final de Euro. Em 1984, Portugal x Espanha ficaram no 1 x 1, em jogo do grupo B. Na Euro 2004, realizada em Portugal, mais um encontro na fase de grupos. Na ocasião, os donos da casa precisavam da vitória para não serem eliminados logo na primeira fase. Os espanhóis jogavam por um empate para avançarem na competição. Portugal venceu por 1 x 0, com gol de Nuno Gomes, e ficou em primeiro lugar no grupo A.

Em 2010, as duas seleções se encontraram nas oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul. Os espanhóis, favoritos, dominaram a posse de bola, mas tiveram enorme dificuldade para ultrapassar a defesa portuguesa. A Fúria venceu por 1 x 0, em gol marcado por David Villa, que estava em impedimento. A Espanha avançou e chegou ao seu primeiro título mundial.

Protesto português

O presidente do comitê de arbitragem da UEFA é um espanhol, Ángel María Villar. O vice-presidente é um turco, Senes Erzik, que também é diretor da Unicef e foi o responsável pelo acordo de patrocínio entre o órgão da ONU e o Barcelona, clube espanhol.

Pois bem, o árbitro escolhido para o jogo Portugal x Espanha será um turco, Cuneyt Çakir. Este mesmo cidadão apitou a semifinal da Liga dos Campeões, Barcelona 2x2 Chelsea. Os ingleses se classificaram para a final, mas não deixaram de protestar a expulsão do zagueiro John Terry aos 37 minutos do primeiro tempo e o pênalti marcado de Drogba sobre Fàbregas aos dois minutos do segundo tempo.
Os portugueses não gostaram nem um pouco da nomeação de Çakir para o jogo decisivo contra os espanhóis. Responsáveis pela seleção portuguesa demonstraram certa revolta contra esta opção por parte da UEFA.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), inclusive, estuda a possibilidade de tomar posição pública e oficial contra esta decisão.

Não custa nada lembrar que Michel Platini, presidente da UEFA, ao fazer um balanço da fase de grupos da Euro, demonstrou: desilusão com a eliminação da Holanda, surpresa com a saída da Rússia e... Apostou em uma final entre Espanha x Alemanha, projetando uma reedição da final de 2008.

Neste caso, eu estou com os portugueses. E também acho que faz todo sentido o estado de alerta em que se encontra a seleção portuguesa e os seus responsáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário