sexta-feira, 25 de maio de 2012

Athletic Bilbao x Barcelona - Muito mais que uma final



Hoje acontece a final Copa (do Rei) da Espanha, no estádio Vicente Calderón, em Madri. Estarão frente a frente os dois maiores vencedores da competição, Barcelona (25 títulos) e Athletic Bilbao (24 triunfos). Esta final, entretanto, não marcará apenas a decisão pela supremacia nas Copas espanholas.

Uma final entre Barcelona e Athletic Bilbao é extremamente simbólica. Os dois clubes são verdadeiros ícones de seus povos, o catalão (Barcelona) e o basco (Athletic Bilbao, sobre este já escrevemos Athletic Bilbao - o ícone de um povo). Se uma decisão entre os dois grandes símbolos das resistências nacionalistas da Catalunha e País Basco não fosse o suficiente para tornar este jogo especial, a final não poderia ser em uma cidade mais adequada: Madri, a capital do Reino da Espanha.

Por isso, o jogo que decidirá a Copa da Espanha é muito mais que uma final. É um confronto de dois símbolos, ícones de resistência de dois povos que não se conformam e se recusam a abaixarem suas cabeças ante o poder central do Reino de Espanha.

A final deveria acontecer no estádio Santiago Bernabéu, de propriedade do Real Madrid, clube associado à ditadura fascista de Francisco Franco, Regime autoritário que perseguiu de forma implacável os nacionalistas e restringiu, inclusive, direitos dos dois clubes finalistas da edição 2012 da Copa. Ciente da conotação extra-futebol que esta final teria, o Real Madrid se recusou a ceder o seu estádio para a decisão.

A Federação Espanhola manteve o jogo na capital do Reino, mas decidiu que a final seria no Vicente Calderón, do Atlético Madrid. Mas isso não impedirá, de forma alguma, que bascos e catalães se unam em manifestações contra o centralismo espanhol.

Cerca de 40 a 50 mil torcedores do Athletic Bilbao são esperados em Madri, para apoiarem seu clube na busca por um título que o clube não conquista desde 1984. Os torcedores do Barcelona também marcarão presença e lotarão o espaço destinado aos culés no Vicente Calderón.

A expectativa é união entre leones e culés no dia de hoje, com confraternização entre os apoiantes dos dois clubes. Além disso, espera-se que bascos e catalães se juntem em protestos dentro do estádio. A expectativa é de que os bascos levem bandeiras da Euskal Herria (ikurriña) e os catalães levem as bandeiras da Catalunya (senyera), a fim de demonstrarem o seu nacionalismo.

Para além das bandeiras, é previsível que leones e culés repitam a estrondosa vaia ao hino nacional espanhol que se verificou na final da Copa da Espanha de 2008/09, quando Athletic x Barcelona se enfrentaram em Valência. Naquela ocasião, o Athletic saiu na frente, mas o Barcelona virou, fez 4 x 1 e se tornou o “rei de copas” ao conquistar sua 25ª copa, contra 24 dos bascos.

Nas redes sociais, como o Facebook, catalães e bascos compartilharam, esta semana, imagens como a que pode ser vista ao lado: com as bandeiras basca e catalã; um apito com o símbolo de proibição à coroa; e escrito, nas duas línguas: “Bascos (Catalães) não têm rei”.

Falando sobre futebol

Vice-campeão espanhol, o Barcelona busca salvar a temporada com a conquista da Copa da Espanha, na despedida do técnico Pep Guardiola. Parece inacreditável, mas ao considerado melhor time do mundo só resta o triunfo na Copa para levantar um troféu de referência na temporada 2011/12.

Já o Athletic Bilbao, décimo colocado no campeonato nacional e finalista vencido da Liga Europa, procura sair de uma fila de 28 anos. Desde 1983/84, quando conquistaram o doblete (Campeonato e Copa), os leones não ganham um título.

A final colocará frente a frente dois times que jogam futebol ofensivo e que encantam os apaixonados por esse estilo de jogo. O Barcelona de Pep Guardiola supercampeão, aliando a conquista de 13 títulos com um futebol espetacular e envolvente. O Athletic com o argentino “El Loco” Bielsa ressurgiu e empolgou, principalmente na trajetória para a final da Liga Europa, os fãs do futebol envolvente e audacioso.

Para chegar até a final, o Athletic eliminou Oviedo, Albacete, Mallorca e, na semifinal, o surpreendente Mirandés; em oito jogos, venceu sete e empatou um, estando invicto no torneio; marcou 17 gols e sofreu apenas três. Já o Barcelona, ultrapassou L’Hospitalet, Osasuna, Real Madrid e Valencia (trajeto bem mais complicado); invicto, venceu seis e empatou dois dos oito jogos; marcou 23 gols e sofreu cinco.

Em 2011/12, os clubes se enfrentaram duas vezes em La Liga. No San Mamés, em Bilbau, um empate por 2 x 2. No Camp Nou, o Barcelona fez 2 x 0.

Histórico de confrontos em finais

O Athletic Bilbao se considera o primeiro campeão da Copa da Espanha, uma vez que o primeiro campeão foi o Club Bizcaia, que era um time formado pela união do Athletic Club e Bilbao Football Club. Estes dois times de Bilbau se juntaram para a disputa da primeira edição da Copa da Espanha e venceram a competição, batendo o Barcelona na final, por 2 x 1. No ano seguinte, os dois clubes que formaram o Club Bizcaia se uniram formalmente e deram origem ao Athletic Club Bilbao. Por essa razão, o Athletic considera o ano de 1898 (ano de fundação do Athletic Club) como o ano de sua fundação e assume como seu o título do Bizcaia na Copa da Espanha de 1902.

Contando com a final de 1902, ao todo Athletic x Barcelona já decidiram o título da Copa em sete ocasiões. O Athletic venceu três vezes (1902, 1932 e 1984) e o Barcelona quatro (1920, 1942, 1953 e 2009).

Como já foi dito anteriormente, em 1983/84 o Athletic conquistou o doblete, ou seja, foi campeão espanhol e da Copa da Espanha. Foi o último ano em que o time basco conquistou um título.



Ficha Técnica

Local: Estádio Vicente Calderón, em Madri
Data: 24/05/2012, sexta-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: David Fernández Borbalán

Athletic Bilbao: Iraizoz; Iraola, Javi Martínez, Amorebieta e Aurtenetxe; Iturraspe, De Marcos e Herrera; Susaeta, Muniain e Llorente. Técnico: Marcelo Bielsa.

Barcelona: Pinto; Montoya, Mascherano, Piqué e Adriano; Sergio Busquets, Xavi e Iniesta, Pedro, Messi e Alexis Sanchéz. Técnico: Josep Guardiola.


PS. Vaias ao hino da Espanha, final da Copa 2008/09:



Nenhum comentário:

Postar um comentário