quinta-feira, 24 de maio de 2012

Boca Juniors e Corinthians, supremacia e sonho



As classificações de Boca Juniors e Corinthians para a semifinal da Copa Libertadores não poderiam ter ocorrido de forma mais emocionante. Ambos marcaram seus gols já no fim da partida, evitando, assim, que ambas as decisões fossem para os pênaltis. O Boca empatou por Santiago Silva aos 45 minutos do segundo tempo. O Corinthians chegou ao 1 x 0 por intermédio de Paulinho, aos 43 do segundo tempo.

Fluminense 1x1 Boca Juniors - Em busca da supremacia continental

O primeiro jogo da noite foi no Estádio do Engenhão e o Fluminense precisava de uma vitória simples para levar a decisão para os pênaltis ou de uma vitória por dois gols de diferença para avançar diretamente às semifinais.

O tricolor dominou o primeiro tempo e chegou à justa vantagem antes do intervalo, com um gol de sorte de Carleto (ele bateu uma falta, a bola desviou e o goleiro Orión do Boca, muito mal no lance, aceitou o gol).
Com a eliminatória empatada, o Boca Juniors deixou de lado a postura mais cautelosa do primeiro tempo e passou a discutir mais o jogo com o time das Laranjeiras, adiantando a marcação e pressionando mais a meio-campo. Com isso, o Fluminense não conseguiu repetir a superioridade da primeira etapa e foi perdendo espaço no ataque, tendo poucas chances de chegar ao segundo gol, que seria da classificação.

Sem conseguir imprimir seu jogo de toque de bola, mas se livrando da pressão que havia sofrido no primeiro tempo, o Boca fez uma segunda parte equilibrada. E, experiente nesta competição, o time Xeneize ficou apenas à espera de uma boa oportunidade para aniquilar o Fluminense. Dito e feito. Na primeira vez que os jogadores conseguiram fazer três passes, o Boca chegou na cara do gol tricolor e Santiago Silva, aproveitando o rebote após a bola bater na trave e Diego Cavalieri tirar de cima da linha, marcou, aos 45 do segundo tempo, o 1 x 1 dá classificação dos argentinos.

Restando apenas os acréscimos para marcar dois gols, o Fluminense, mais uma vez, sucumbiu na principal competição do continente. Já o Boca, seis vezes campeão, parte embalado rumo ao sétimo título, tentando se igualar ao Independiente como maior campeão da Libertadores.

Corinthians 1x0 Vasco - "O sonho comanda a vida"

No Pacaembu lotado, o Corinthians manteve acesa a esperança da Fiel de, finalmente, ver o Timão campeão da Libertadores. Em um jogo fraco, o Corinthians foi aquele que mais procurou a vitória, assumindo as ações do jogo e se lançando mais para o ataque. Porém, isto não significa que houve qualidade no jogo corintiano. Enquanto o Vasco entrou apostando exclusivamente no contra-ataque, como se o 0x0 estivesse em seu favor e não levasse a decisão para os pênaltis.

O jogo foi equilibrado, assim como fora a eliminatória na soma dos dois confrontos. Mas o equilíbrio tem a marca nítida da falta de qualidade. Independentemente de qual dos times passasse, não se poderia dizer que venceu o melhor, mas sim o menos ruim ou, no caso, o mais eficaz.

E o Corinthians foi mais eficaz que o Vasco. Diego Souza perdeu um gol de forma inaceitável. O jogador cruz-maltino se isolou, teve todo o tempo do mundo para escolher onde e como bater na bola, mas optou mal, executou pior ainda e permitiu que Cássio virasse herói em um jogo que cometeu, pelo menos, quatro falhas.

A este nível competitivo, falhas como a de Diego Souza, geralmente costumam pagar caro. Se tivesse marcado, Diego Souza teria praticamente assegurado a classificação do Vasco (o Corinthians precisaria de marcar dois gols para avançar). Mas ele falhou. E aos 43 minutos, em um lance de escanteio, Paulinho cabeceou para dentro do gol de Fernando Prass.

Euforia no Pacaembu! Os corintianos, tensos e preocupados, puderam gritar, em tom de alívio, o gol da classificação. O Corinthians chega à sua primeira semifinal de Libertadores desde 2000 e alimenta o sonho de conquistar o torneio pela primeira vez.

Os jogos de hoje à noite determinarão os confrontos das semifinais. Se o Santos eliminar o Vélez, haverá semifinal brasileira – um clássico paulista, Santos x Corinthians. Caso o Vélez segure a vantagem do jogo de ida e passe pelo Santos, haverá um clássico argentino – Boca Juniors x Vélez. Só nos resta esperar pelo que a noite de hoje nos reserva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário