domingo, 6 de maio de 2012

Porto bate Sporting em dia de festa



O bicampeão português, Porto, bateu o rival Sporting por 2x0 no Estádio do Dragão, em dia de festa para os azuis e brancos, que celebraram o 26º título português – os jogadores receberam as medalhas de campeões e os capitães Hulk e Helton ergueram a taça.

Diante de 50.212 torcedores, o sétimo maior público da história do Estádio do Dragão (e o maior do clássico com o Sporting no mesmo estádio), Porto x Sporting fizeram um bom jogo de futebol, bastante aberto e equilibrado, apesar de o Porto ter demonstrado sempre a sua superioridade, principalmente por conta de seus jogadores tecnicamente diferenciados.

Ao Sporting só a vitória interessava, uma vez que os Leões ainda sonhavam com a classificação para a Liga dos Campeões. Por isso, o time de Alvalade foi ao Dragão com uma proposta de jogo ofensiva, sem se limitar a se defender, como de costume quando vai ao Porto. Com o Sporting também partindo para o ataque, o jogo teve maior dinâmica e proporcionou boas oportunidades para ambos os lados.

No segundo tempo, a superioridade do Porto se sobrepôs e, à medida que o tempo passava, via-se que o gol do bicampeão português era questão de tempo. Principalmente após o zagueiro sportinguista Onyewu ter sido expulso.

Hulk abriu o marcador aos 37 minutos do segundo tempo, convertendo um pênalti que Anderson Polga cometeu em James Rodríguez. O zagueiro brasileiro do Sporting foi expulso no lance, deixando seu time com dois jogadores a menos em campo.

Com vantagem no placar e dois jogadores a mais, o time do Porto passou a pressionar ainda mais o Sporting e só demorou a chegar ao seu segundo gol por conta da falta de concentração dos seus  atletas, que já estavam em clima de festa.

Mas, Hulk, sempre ele, fechou a conta aos 44 minutos, com um golaço. O paraibano de Campina Grande partiu da linha do meio-campo, ultrapassou todos os adversários, driblou o goleiro Rui Patrício e encostou, com o pé direito, para as redes. Hulk chegou ao 16º gol no Campeonato Português.

Fernando ainda foi expulso (e saiu comemorando com a torcida, em momento curioso) antes do fim do jogo. O marcador ficou mesmo em Porto 2x0 Sporting.

Hulk o maior artilheiro do Estádio do Dragão


Naquele que deve ter sido o seu último jogo com a camisa do Porto no Estádio do Dragão, Hulk marcou dois gols e chegou aos 43 no estádio portista.

Na 27ª rodada, dia 21 de abril, Hulk havia ultrapassado o colombiano Falcao como maior artilheiro do Estádio do Dragão, fazendo 41 gols, contra 40 do colombiano.

Com os dois gols de ontem, o brasileiro consolida sua artilharia e deixa, definitivamente, seu nome escrito no Estádio do Dragão.

Benfica vice-campeão e Braga na Liga dos Campeões

Ontem também ficaram conhecidos o vice-campeão e o terceiro colocado do Português.

O Benfica recebeu e venceu o destroçado União de Leiria (com um time remendado, depois que praticamente todo o elenco rescindiu seus contratos), 1x0. O Braga recebeu e bateu o Beira-Mar, também por 1x0. Os bracarenses se beneficiaram da derrota do Sporting, para, assim, garantirem o terceiro lugar no campeonato.

Desta forma, ficam definidos os três clubes portugueses que participarão da Liga dos Campeões: FC Porto (campeão) e Benfica (vice-campão) entram na fase de grupos; Sporting Braga (3º colocado) disputará a 3ª pré-eliminatória.

Nota: Foto de Hulk - Miguel Vidal/Reuters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário