sexta-feira, 4 de maio de 2012

Real Madrid campeão espanhol



Na quarta-feira o Real Madrid foi a Bilbau vencer o Athletic por 0x3 e, com este resultado, faltando ainda duas rodadas para o fim do campeonato, sagrou-se campeão espanhol pela 32ª vez em sua história, reconquistado um título que lhe escapava havia três anos (tricampeonato e supremacia do Barcelona).

Ao bater o Ahtletic Bilbao, o Real Madrid chegou a 94 pontos e já não pode ser ultrapassado pelo rival Barcelona, que tem 87 pontos (no máximo, chegaria a 93 pontos). Desta forma, os Merengues já puderam comemorar mais um título espanhol.

Com seus 115 gols marcados até agora, o ataque “Blanco” já é o melhor ataque da história de uma edição do campeonato espanhol, tendo deixado para trás o recorde anterior do próprio Real Madrid, que era de 107 gols, na temporada 1989/90.

Messi x Cristiano Ronaldo

Messi e Cristiano Ronaldo, os dois melhores jogadores do mundo na atualidade, travam um duelo particular nesta edição de La Liga. Os dois artilheiros brigam, gol a gol, pela obtenção do recorde de maior artilheiro de uma edição do espanhol.

O anterior recorde, de 40 gols, pertencia ao português Cristiano Ronaldo e foi obtido na temporada passada. Mas, na atual temporada, Messi já leva 46 gols marcados, enquanto que Ronaldo tem 44.

Como o título já está definido, as atenções agora se voltarão para a disputa pelas vagas na Liga dos Campeões – Valência, Málaga, Levante e Atlético Madrid brigam por duas vagas – e, claro, pela briga particular entre os dois maiores jogadores do mundo – Messi x Cristiano Ronaldo, qual dos dois terminará o campeonato como artilheiro e, mais do que isto, o novo recordista de gols em uma mesma edição do espanhol?!

José Mourinho – 19 títulos conquistados, 7º campeonato nacional.

Com o título, José Mourinho celebra seu 19ª título da carreira, o sétimo campeonato nacional em quatro países diferentes: Porto, Portugal (2 – 2002/03 e 2003/04); Chelsea, Inglaterra (2 – 2004/05 e 2005/06); Inter de Milão, Itália (2 – 2008/09 e 2009/10); e Real Madrid, Espanha (1 – 2011/12).

Assim, o português igualou o recorde do austríaco Ernst Happel e do italiano Giovanni Trapattoni, os únicos que, até a última quarta-feira, haviam conquistado títulos nacionais em quatro países diferentes.

A diferença, em relação a Mourinho, é que o treinador lusitano conquistou três dos quatro principais campeonatos nacionais da Europa (Inglaterra, Itália e Espanha), faltando-lhe apenas o Alemão, enquanto Trapattoni conquistou títulos na Alemanha e Itália (além de Portugal e Áustria), e Happel, dos principais campeonatos, foi campeão apenas na Alemanha (os outros títulos foram na Holanda, Bélgica e Áustria).

Destacam-se no currículo de Mourinho, além dos sete campeonatos nacionais: 2 Ligas do Campeões (Porto em 2004 e Inter de Milão 2009) e 1 Copa UEFA (Porto em 2003).

Ranking de campeões de La Liga:

Real Madrid – 32
Barcelona – 21
Atlético Madrid – 9
Athletic Bilbao – 8
Valência – 6
Real Sociedad – 2
Deportivo La Coruña – 1
Sevilla – 1
Bétis - 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário