quarta-feira, 23 de maio de 2012

Noite decisiva para três brasileiros na Libertadores


A noite desta quarta-feira reserva muita emoção para as torcidas de três clubes brasileiros. Corinthians, Vasco e Fluminense farão, logo mais, seus jogos de volta nas quartas-de-final da Copa Libertadores. Corinthians x Vasco fazem o duelo brasileiro, assegurando, portanto, uma vaga nacional na semifinal da competição. Já o Fluminense, receberá o Boca Juniors no Engenhão, precisando reverter a desvantagem do jogo de ida para ser o segundo brasileiro a garantir vaga entre os quatro melhores do continente.

Com 2008 na memória, Fluminense recebe o Boca em desvantagem



Apesar de ter obtido a melhor campanha da competição na fase de grupos, o Fluminense não teve vida fácil a partir das fases eliminatórias. Primeiro teve que enfrentar o Internacional e, agora, enfrenta o Boca Juniors, maior campeão da Libertadores deste milênio (4 títulos desde 2000).

Na partida de ida, no Estádio La Bombonera, o Fluminense foi derrotado por 1 x 0, com gol de Pablo Mouche. Por isso, precisa reverter a desvantagem, para poder avançar no torneio. O Fluminense precisa de uma vitória por dois gols de diferença para ir à semifinal. Se vencer por 1 x 0, a vaga será decidida nos pênaltis.

Quando se enfrentaram na fase de grupos, o Fluminense foi vencer na Bombonera (2 x 1, com gols de Fred e Deco, que estarão ausentes do jogo de hoje), mas, em compensação, perdeu em casa, no Engenhão, por 0 x 2. Ou seja, o Fluminense precisará de um rendimento bem superior no confronto, em comparação aos jogos do grupo 4.

A esperança tricolor, entretanto, é repetir o feito de 2008, ano em que eliminou o Boca na semifinal da Libertadores, avançando para a final, onde foi derrotado pela LDU. Naquela ocasião, o Fluminense havia empatado, 2 x 2, na Bombonera, e, na volta, venceu de virada, no Maracanã, por 3 x 1.

As ausências de Fred e Deco poderão ser muito sentidas, pois, claramente, são dois dos melhores jogadores do time carioca. Além disso, o Boca Juniors vem em uma crescente de rendimento, com Riquelme demonstrando lampejos de seus melhores momentos. Certamente, teremos um grande jogo e o Fluminense não terá vida fácil para chegar à semifinal.

Ficha Técnica

Data: 23/05/2012, quarta-feira
Horário: às 19h30m (de Brasília)
Local: Estádio do Engenhão, Rio de Janeiro (RJ) 
Árbitro: Enrique Osses (Chile). Assistentes: Francisco Mondría e Carlos Astroza (ambos do Chile).

Fluminense: Diego Cavalieri; Bruno, Gum, Anderson e Carleto; Edinho, Jean e Wagner; Rafael Sóbis, Thiago Neves e Rafael Moura. Técnico: Abel Braga.

Boca Juniors: Orion; Roncaglia, Schiave, Inssauralde e Clemente Rodriguez; Rivero, Erbes, Erviti e Riquelme; Mouche (Cvitanich) e Santiago Silva. Técnico: Julio Cesar Falcioni.

Corinthians em busca de sua obsessão, Vasco sonhando com o bi



Depois do polêmico 0 x 0 no jogo de ida, em que um gol de Alecsandro, do Vasco, foi anulado e até hoje se discute se o jogador realmente estava ou não impedido (inclusive, com questionamentos se o tira-teima de uma determinada emissora de televisão estaria ou não correto), Corinthians x Vasco se enfrentam às 22h no Pacaembu para definirem uma das vagas na semifinal da Libertadores.

Campeão em 1998, Vasco busca o bicampeonato continental. Mas, para isso, precisará chegar à semifinal antes. E o clube carioca não atinge esta fase do torneio desde quando foi campeão.

O Corinthians, que nunca foi campeão da Libertadores (e já viu os rivais Santos e São Paulo ganharem três vezes e o Palmeiras ganhar uma vez), tem como grande obsessão a conquista do principal torneio de clubes da América do Sul. Jogando em casa, os corintianos farão de tudo para chegarem à primeira semifinal desde 2000 (quando foram eliminados pelo rival Palmeiras) e, assim, continuarem a sonhar com a tão desejada Copa Libertadores.

Para além de decidir em casa, onde obteve quatro vitórias em quatro jogos realizados na Libertadores 2012, o Corinthians tem ao seu favor o fato de ainda estar invicto na competição e contar com a ausência do zagueiro Dedé, principal referência defensiva do Vasco.

Aos cruz-maltinos, resta o alento de não precisarem vencer o Corinthians para seguirem adiante. Basta um empate com gols (e o Vasco marcou gols em todos os jogos fora de casa este ano) para que os cariocas avancem. Ou seja, o Corinthians corre o risco de ser eliminado invicto. O Vasco tentará, também, jogar com a pressão sobre os atletas corintianos, uma vez que a Libertadores é a grande obsessão da “Fiel”.

Teremos um jogo extremamente equilibrado, tenso e emocionante esta noite. O Corinthians não cogita a possibilidade de ser eliminado no Pacaembu lotado. O Vasco pretende calar o Pacaembu e seguir sonhando com bicampeonato.

Ficha Técnica

Data: 23/05/2012, quarta-feira
Horário: às 22h (de Brasília)
Local: Estádio do Pacaembu, São Paulo (SP) 
Árbitro: Leandro Vuaden (RS). Assistentes: Altemir Haussmann e Carlos Berkenbrock (ambos do RS).

Corinthians: Cássio; Alessandro, Chicão, Leandro Castan e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Emerson Sheik. Técnico: Tite

Vasco: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Romulo, Nilton, Juninho (Felipe) e Diego Souza; Eder Luis e Alecsandro. Técnico: Cristóvão Borges

Um comentário:

  1. A casa caiu para o Fluminense, não tem meio campo para ganhar esse jogo.

    ResponderExcluir