sábado, 21 de abril de 2012

Barcelona x Real Madrid - um jogo que vai parar o mundo



Barcelona e Real Madrid fazem hoje, no Estádio Camp Nou, o grande clássico espanhol, que poderá ser decisivo para as contas finais de La Liga 2011/12, basta que o Real Madrid vença o jogo e abra uma vantagem de sete pontos sobre o grande rival a quatro rodadas do fim.

Vencer o Barcelona em sua casa, entretanto, não é uma tarefa fácil, principalmente para o Real Madrid, que não sente o sabor da vitória na capital da Catalunha desde 23 de dezembro de 2007, quando venceu por 0x1 (gol do brasileio Júlio Baptista).

Além disso, o Barcelona tem sido o maior pesadelo da vitoriosa carreira do treinador José Mourinho. Desde que chegou ao Real Madrid, Mourinho enfrentou o Barcelona em dez ocasiões e só conseguiu vencer uma vez (e, para isso, precisou da prorrogação, pois nos 90 minutos o jogo ficara em 0x0). São cinco vitórias azul/grená (inclusive uma goleada de 5x0 histórica, logo no primeiro embate), quatro empates e apenas uma vitória dos “Blancos”.

O Real Madrid lidera a competição com 85 pontos conquistados, quatro à frente do Barcelona, que somou 81 pontos. Há sete rodadas, a vantagem Merengue era de confortáveis dez pontos, contudo os “Blancos” tropeçaram em três jogos (três empates) e perderam seis pontos; ao mesmo tempo, viu o Barcelona vencer jogo após jogo – o time catalão já leva 13 vitórias consecutivas no Campeonato.

O time comandado por José Mourinho, se marcar um gol, entrará para a história do Real Madrid com o melhor ataque “Blanco” em uma edição de La Liga. Atualmente, com 107 gols, está em igualdade com o time de 1989/90.

Este grande clássico, além de decisivo para as contas de La Liga, também colocará frente a frente os dois melhores jogadores do mundo na atualidade – Messi e Cristiano Ronaldo – que, na atual temporada, travam mais um embate no campo individual.

Messi e Cristiano Ronaldo levam, só no Campeonato Espanhol, 41 gols marcados (o argentino em 32 jogos; o português em 33). Ambos já são os recordistas históricos com mais gols marcados em uma única edição de La Liga. A única dúvida que resta é saber qual dos dois escreverá seu nome na história com o recorde ao final da temporada (ou se, eventualmente, terminarão empatados nessa disputa). Hoje, haverá mais uma etapa nesta competição isolada entre os dois maiores nomes do futebol na atualidade.

Não custa lembrar que Barcelona e Real Madrid ainda poderá se encontrar novamente na temporada, caso ambos revertam os resultados adversos dos jogos de ida nas semifinais da Liga dos Campeões. Caso consigam superar Chelsea e Bayern Munique, respectivamente, os dois rivais farão uma final história da maior competição do Velho Continente.

Histórico de confrontos

Barcelona x Real Madrid ou Real Madrid x Barcelona já subiram ao campo em 191 ocasiões para se enfrentarem. O clube da capital espanhola leva vantagem sobre o clube catalão em número de vitórias: 79 x 74 (38 empates).

Contudo, quando o clássico é disputado na Catalunha, os donos da casa são claramente superiores: 55 vitórias azul/grená x 21 vitórias branca (19 empates).

No Campeonato Espanhol, já realizaram 163 confrontos – Real Madrid 68 x 64 Barcelona (31 empates). Quando joga em casa, o Barcelona prevalece: 47 x 18 (16 empates).

Nos últimos anos, o Barcelona tem tirado a diferença do Real Madrid em número de vitórias. Se hoje a diferença é de cinco vitórias a favor dos Merengues, em novembro de 2005 a distância Blanca era ainda maior – 11 vitórias a mais. De lá para cá, os dois rivais se encontraram em 20 ocasiões, com dez vitórias do Barcelona e apenas quatro do Real Madrid, fazendo com que os catalães tenham diminuído a distância para o seu maior rival.

Prováveis onzes:

Barcelona: Valdés, Daniel Alves, Mascherano, Puyol e Adriano (Piqué), Busquets, Xavi, Fábregas; Pedro (Sanchez), Messi e Iniesta.

Real Madrid: Casillas, Arbeloa, Sérgio Ramos, Pepe e Marcelo (Coentrão); Xabi Alonso, Khedira, Ozil e Di Maria (Kaká); Benzema e Cristiano Ronaldo. 

O jogo: será hoje, dia 21 de abril de 2012, no Estádio Camp Nou, às 15h (horário de Brasília).

Nenhum comentário:

Postar um comentário