sábado, 21 de abril de 2012

Campeonato Português – Porto e Benfica brigam pelo título


O Sporting Braga até que esboçou uma tentativa de brigar pelo título português. Chegou à liderança do campeonato após 13 vitórias consecutivas e exatamente na rodada anterior a dois jogos decisivos para os bracarenses, em que demonstraria se tinham ou não estofo de campeão: foram ao Estádio da Luz perder por 2x1 (embora o resultado mais justo tivesse sido o empate, pois ficou um pênalti claro por marcar pás os “arsenalistas”) e receberam o Porto, no Estádio Axa, mas perderam por 0x1.

Ontem, o Braga foi a Paços de Ferreira empatar com o time da cidade dos móveis e ficou ainda mais longe da briga pelo título. Se o Porto vencer hoje, abrirá sete pontos de vantagem, faltando apenas nove em disputa (sendo que o Porto vence no confronto direto, em caso de igualdade pontual). E se o Benfica também vencer, abrirá três pontos à frente dos bracarenses, na briga pelo vice-campeonato (que dá acesso direito à Liga dos Campeões).

Hoje, Porto e Benfica entram em campo na luta por mais um título de Campeão Português. Nos últimos 29 anos, os Dragões venceram 18 vezes, enquanto as Águias ficaram com oito títulos (Sporting dois e Boavista um, foram os únicos “intrusos”).

Os portistas têm quatro pontos de avanço sobre os benfiquistas e uma vantagem extra: em caso de igualdade pontual, vencem no confronto direto, pois empataram no Dragão em 2x2 e venceram na Luz por 2x3.

Benfica x Marítimo



O vice-líder Benfica já está em campo, enfrentando o surpreendente quinto colocado Marítimo, que ainda briga com o Sporting pela quarta posição.

Para os benfiquistas, que perderam seu último jogo pelo Campeonato, no dérbi de Lisboa (1x0 para o Sporting, em Alvalade), só a vitória interessa, por dois motivos: não podem deixar escapar o líder Porto e precisam abrir vantagem para o Braga na disputa pelo vice-campeonato (que, como já foi dito, dá acesso direto à Liga dos Campeões).

A equipe da capital portuguesa soma 59 pontos, em 26 jogos – 18 vitórias, 5 empates e 3 derrotas. Já o time do Funchal tem 48 pontos conquistados, após 14 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.

No primeiro turno, o Benfica foi à Madeira vencer o Marítimo por 0x1. E em toda a história do confronto, só uma vez, em 39 jogos, o Marítimo venceu o Benfica no Estádio da Luz, foi na temporada 1987/88, e uma vitória pela margem mínima, 0x1.

O jogo: já está em andamento e o Benfica vence por 2x0, com gols de Nolito.

FC Porto x Beira-Mar



O atual campeão e líder do Campeonato Português, FC Porto, receberá hoje, no Estádio do Dragão, o 12º colocado, Beira-Mar. Quando entrar em campo, o emblema da cidade invicta já saberá o resultado do jogo de seu maior rival, Benfica.

Para os portistas, só a vitória interessa, na caminhada para a conquista do bicampeonato nacional, o que seria, também, seu 19º título português em 30 edições. Os azuis e brancos têm quatro pontos de vantagem sobre o segundo colocado e vencem, também, no confronto direto. Somar três pontos hoje seria um passo primordial para mais uma conquista.

O Beira-Mar, que já tem praticamente assegurada a sua permanência na Liga Zon Sagres, vem de uma sequência de duas vitórias consecutivas – sobre o lanterna Feirense e a Académica, que luta para não cair. Em 26 rodadas, os aveirenses venceram apenas sete vezes, empataram cinco e perderam 14.

O Porto, por sua vez, soma 63 pontos, com 19 vitórias, seis empates e somente uma derrota. Os Dragões têm o melhor ataque e a melhor defesa do Campeonato.

Histórico de confrontos

Ao todo, FC Porto x Beira-Mar já se enfrentaram 63 vezes, com enorme vantagem dos azuis e brancos: 49 vitórias x 4 vitórias dos aveirenses (10 empates). Com o mando dos portistas, foram 32 jogos – 26 vitórias do Porto, quatro empates e duas vitórias do Beira-Mar.

Nos dez últimos confrontos no antigo Estádio das Antas e no atual Estádio do Dragão, o Porto soma sete vitórias, o Beira-Mar duas e houve um empate. Os azuis e brancos marcaram 26 gols e os aveirenses apenas comemoram quatro gols.

Prováveis onzes

FC Porto: Helton; Sapunaru (Danilo), Maicon, Otamendi e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho González; Hulk, Marc Janko e James Rodríguez.

Beira-Mar: Rui Rego; Jaime, Bura, Hugo e Nuno Lopes; Dias e Nuno Coelho; Balboa, Artur e Nildo; Abel Camará.

O jogo: realiza-se hoje, no Estádio do Dragão, às 17h15m (horário de Brasília).

PALPITE: Os portistas vencerão o jogo e darão mais um passo rumo ao bicampeonato português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário