terça-feira, 17 de abril de 2012

Pinto da Costa – 30 anos à frente do FC Porto


No dia 17 de abril de 1982 os sócios do FC Porto elegeram como presidente do clube Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa. Dia 17 de abril de 2012, Pinto da Costa completa 30 anos de sua eleição e uma comissão de sócios prepara abaixo-assinado visando a convencer que o presidente se recandidate, em 2013, para mais três anos de mandato.

Pinto da Costa é o presidente com mais títulos na história do futebol mundial. Ao longo de seus 30 anos de presidência, o FC Porto conquistou 55 títulos, sendo sete deles internacionais.

A atual temporada ainda não acabou, então, Pinto da Costa poderá acrescentar, no mês de maio, mais um título em seu currículo, já que o Porto lidera o Campeonato Português com quatro pontos de vantagem, quando faltam quatro rodadas para o fim.

É por conta deste rico currículo que os sócios do Porto já se movimentam para convencer Pinto da Costa a se recandidatar em 2013, mesmo após 30 anos de presidência e tendo ainda mais um ano de mandato.

Em dezembro de 2011 Pinto da Costa foi distinguido pela Global Soccer Awards com o prêmio “Carreira”, um reconhecimento à sua longa e vitoriosa trajetória à frente do clube português.

Segue, abaixo, a relação dos 55 títulos conquistados pelo FC Porto ao longo dos 29 anos de presidência de Pinto da Costa:

2 Mundiais de Clubes
2 Ligas dos Campeões
2 Taças UEFA/Ligas Europa
1 Supertaça Europeia
18 Campeonatos Nacionais*
12 Taças de Portugal
16 Supertaças de Portugal

*O FC Porto lidera o Campeonato Português, com quatro pontos de vantagem, faltando quatro rodadas para o final. Portanto, é grande a possibilidade de Pinto da Costa acrescentar o 19º título nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário