quarta-feira, 18 de abril de 2012

Liga dos Campeões – Chelsea x Barcelona



Chelsea e Barcelona começam hoje a disputa por uma das vagas na final da Liga dos Campeões da Europa e reeditarão a polêmica semifinal da temporada 2008/09, em que o Barcelona se deu melhor. O time de Stamford Bridge busca, de forma quase obsessiva, o seu primeiro título, enquanto o atual campeão Barcelona vai atrás de seu quinto título na história.

O Chelsea, para chegar entre os quatro melhores, passou pelo Grupo D com algumas dificuldades, assegurando a classificação apenas na última rodada, ao vencer o Valencia por 3x0. Mesmo assim, terminou a fase de grupos em primeiro lugar, com 11 pontos conquistados, após três vitórias, dois empates e uma derrota.

Nas fases eliminatórias, o Chelsea, mais uma vez, não teve vida fácil. Nas oitavas-de-final ultrapassou o Napoli, perdendo na Itália por 1x3 e vencendo em Londres por 4x1, em um jogo de muito sacrifício. Nas quartas-de-final enfrentou o Benfica, vencendo os dois jogos, mas sempre com muita dificuldade – 1x0 em Lisboa e 2x1 (suado) em casa. No total, os “Blues” venceram seis jogos, empataram dois e perderam outros dois; marcaram 21 gols e sofreram 9.

Os catalães do Barcelona ficaram em primeiro lugar no Grupo H, com 16 pontos conquistados – cinco vitórias e um empate. Neste grupo, teve dois jogos complicados, ambos contra o Milana (2x2 na estreia, em casa; 3x2 no San Siro).

Nas oitavas-de-final, o Barcelona passou fácil pelo Bayer Leverkusen – 3x1 na Alemanha e uma goleada histórica (com cinco gols de Messi) no Camp Nou, 7x1. Nas quartas-de-final, entretanto, o time catalão já não teve tanta facilidade, pelo contrário – eliminou o Milan após empatar em 0x0 na Itália e vencer por 3x1 no seu estádio. No total, foram oito vitórias e dois empates; marcaram 33 gols e sofreram 7.

Histórico de confrontos

Em toda a história, Chelsea e Barcelona já se enfrentaram 13 vezes em jogos das competições européia (dez na Liga dos Campeões e três na antiga Taça Cidade de Feiras, atual Liga Europa).

Na Liga dos Campeões, o equilíbrio é marcante: três vitórias para cada lado e quatro empates.

Entretanto, a semifinal da temporada 2008/09 é extremamente polêmica e causou, inclusive, a aposentadoria do árbitro do jogo Chelsea 1x1 Barcelona, em Stamford Bridge, local do jogo de hoje.

No jogo de ida, na Catalunha, houve um empate em 0x0. Então, o empate com gols, em Londres, dava ao Barcelona o acesso à final da competição. Os “Blues” se dizem prejudicados em cinco pênaltis não assinalados pelo norueguês Tom Ovrebo. O jogo ficou 1x1 e o Barcelona foi à final (sagrando-se campeão frente ao Manchester United).

Todos os jogos entre Chelsea x Barcelona na Liga dos Campeões

1999/00 Chelsea 3x1 Barcelona (UCL quartas-de-final)
1999/00 Barcelona 5x1 Chelsea [prorrogação] (UCL quartas-de-final)
2004/05 Barcelona 2x1 Chelsea (UCL oitavas-de-final)
2004/05 Chelsea 4x2 Barcelona (UCL oitavas-de-final)
2005/06 Chelsea 1x2 Barcelona (UCL oitavas-de-final)
2005/06 Barcelona 1x1 Chelsea (UCL oitavas-de-final)
2006/07 Chelsea 1x0 Barcelona (UCL Grupo A)
2006/07 Barcelona 2x2 Chelsea (UCL Grupo A)
2008/09 Barcelona 0x0 Chelsea (UCL semifinal)
2008/09 Chelsea 1x1 Barcelona (UCL semifinal)

Balanço:

Vitórias do Barcelona – 3
Vitórias do Chelsea – 3
Empates – 4
Gols marcados pelo Barcelona – 16
Gols marcados pelo Chelsea – 15

Árbitro: O alemão Félix Brych será o árbitro do jogo.

O jogo: realiza-se hoje, 18 de abril de 2012, em Stamford Bridge (Londres), às 15h45m (horário de Brasília).

PALPITE: O Barcelona é, inquestionavelmente, o melhor time do mundo e tem em seu elenco o melhor jogador do mundo da atualidade (que, provavelmente, tornar-se-á o maior de todos os tempos). A princípio, os catalães são favoritos. Contudo, o Chelsea melhorou muito após a saída do treinador André Villas-Boas e, além disso, haverá aquela sede de vingança por parte dos “Blues”, que não se esquecem da forma como foram eliminador na semifinal de 2008/09. Para este jogo, com mando dos londrinos, aposto em um empate e em um jogo com os nervos exaltados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário