terça-feira, 24 de abril de 2012

Liga dos Campeões – Barcelona x Chelsea



Barcelona e Chelsea definem, hoje, qual será o primeiro finalista da Liga dos Campeões 2011/12. No jogo de ida, em Londres, o Chelsea venceu por 1x0, em jogo que os londrinos souberam se defender e foram extremamente eficazes quando tiveram oportunidade de marcar seu gol.

O atual campeão Barcelona após duas derrotas consecutivas (perdeu para o Chelsea na quarta-feira e para o Real Madrid no sábado), algo que não acontecia desde maio de 2009 (quando perdeu para Mallorca e Osasuna), vive um inesperado momento de pressão e cobranças. Se perder hoje, além de somar a terceira derrota consecutiva (o que não acontece desde abril de 2000 – derrotas para Chelsea, Mallorca, Atlético Madrid e Oviedo), o time catalão perderá a chance de conquistar os dois títulos mais importantes da temporada: dificilmente ultrapassará o Real Madrid no Campeonato Espanhol e seria eliminado da Liga dos Campeões.

Para o Chelsea, eliminar o Barcelona seria um feito histórico, afinal ninguém esperava que o considerado melhor time do mundo fosse ficar fora da final da Liga dos Campeões. Além disso, a principal competição europeia é uma verdadeira obsessão do russo Roman Abramovich, proprietário dos “Blues”, então, chegar à final seria uma forma de se aproximar da concretização do sonho do bilionário dono do clube.

Histórico de confrontos

Em toda a história, os dois clubes já se encontraram em 14 ocasiões, com cinco vitórias para cada lado e quatro empates. Entretanto, quando o assunto é Liga dos Campeões, os londrinos desempataram a disputa no jogo da última quarta-feira, chegando à sua quarta vitória, contra três dos catalães (e quatro empates).

Quando o time azul/grená joga em casa, contudo, a história é bem diferente – o Chelsea nunca venceu o Barcenola na Catalunha. Em sete jogos, foram quatro vitórias catalãs e três empates; na Liga dos Campeões, duas vitórias e três empates. Curiosamente, os “Blues” nem precisam conquistar a primeira vitória no campo do Barcelona para poder chegar à final, já que lhe bastará um empate para avançar.

Prováveis onzes:

Barcelona: Valdés; Daniel Alves, Puyol, Pique (Mascherano) e Adriano; Busquets, Xavi, Fábregas e Iniesta; Alexis Sánchez e MessiTécnico: Josep Guardiola

Chelsea: Cech; Ivanovic, Cahill, Terry e Ashley Cole; Mikel, Raul Meireles, Ramires e Lampard; Mata e Drogba (Kalou)Técnico: Roberto di Matteo

Árbitro: Cüneyt Çaki (Turquia)

O jogo: realiza-se hoje, no Camp Nou (Barcelona), às 15h45m (horário de Brasília).

PALPITE: O Chelsea melhorou muito após a saída do treinador André Villas-Boas, a impressão, inclusive, que se passa é de que os jogadores não se empenhavam tanto para fazer o melhor sob o comando do técnico português. Com Roberto di Mateo à frente do time, os resultados positivos começaram a aparecer, culminando com a vitória no jogo de ida. O Barcelona, por sua vez, passa por um inusitado momento de pressão, em que se verificam os primeiros questionamentos em torno da produção do time, graças a duas derrotas consecutivas (algo com o qual os catalães não estavam habituados). Apesar do bom momento psicológico do Chelsea e da pressão sobre o Barcelona, acredito que o time azul/grená dará a volta à eliminatória e quererá mostrar ao mundo do futebol que as duas derrotas foram casuais e não refletem o fim do ciclo vitorioso. Por isso, acredito na vitória e na classificação do Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário