quinta-feira, 19 de abril de 2012

Liga Europa - Sporting x Athletic Bilbao



Hoje Sporting x Athletic Bilbao e Atlético Madrid x Valência começam a semifinal Ibérica da Liga Europa, segunda competição de clubes do Velho Continente.

A Liga Europa, sucessora da Copa UEFA, tem sido dominada pelos Ibéricos. O espanhol Atlético Madrid, que disputa a semifinal deste ano, foi o campeão da primeira edição do torneio com esta denominação. E o atual campeão do torneio é o português FC Porto (curiosamente, a semifinal da temporada passada também foi inteiramente Ibérica, só que ao inverso: três clubes portugueses – Porto [campeão], Braga [vice-campeão] e Benfica; e um clube espanhol - Villareal).

Outra curiosidade: como o campeão será ou espanhol ou português, a Liga Europa/Copa UEFA terá seus últimos dez campeões vindos apenas de quatro países – Espanha (4 títulos: Sevilla 2; Atlético Madrid e Valência 1); Portugal (2 títulos: FC Porto 2); Rússia (2 títulos: CSKA Moscou e Zenit); e Ucrânia (1: Shakhtar Donetsk). Resta saber se a Espanha chegará ao seu quinto título em dez anos ou se Portugal se aproximará dos vizinhos e conquistará seu terceiro título.

Será que depois de uma final portuguesa – Porto x Braga – teremos uma final espanhola?

Será que teremos antigas matriz e filial - Athletic Bilbao x Atlético Madrid – disputando uma final de competição europeia pela primeira vez na história?

Sporting x Athletic Bilbao

Hoje se enfrentarão no Estádio de Alvalade dois clubes que almejam conquistar a Liga Europa pela primeira vez, mas que já estiveram na final e amargaram a derrota.

O Athletic Bilbao chegou à final da Copa UEFA em 1976/77 e perdeu o título para a Juventus. Na altura, o título era disputado em dois jogos: no primeiro, os bascos perderam em Turim por 1x0; no jogo da volta, venceram em casa por 2x1, mas por conta do critério de desempate (gol marcado fora de casa), o título ficou com os italianos.

O Sporting também perdeu a taça em seu estádio. Sendo que, neste caso, a decisão já era em jogo único. Os portugueses perderam para os russos do CSKA Moscou por 1x3, no Estádio de Alvalade, na final da Copa UEFA 2004/05.

Para chegar à semifinal, o Sporting passou pela fase de play-off (eliminou os dinamarqueses do Nordsjælland); ficou em primeiro no Grupo D (12 pontos, quatro vitórias e duas derrotas); e eliminou nas fases de mata-mata Légia Varsóvia, Manchester City e Metalist. Ao todo, foram 14 jogos, oito vitórias, três empates e três derrotas; 19 gols marcados e 12 sofridos.

Já o basco Athletic, por seu turno, passou pelos turcos do Trabzonspor no play-off; ficou em primeiro no grupo F (13 pontos, quatro vitórias, um empate e uma derrota); e eliminou, sucessivamente, Lokomotiv Moscou, Manchester United e Schalke 04, nas fases de mata-mata. “Los Leones”, em 14 jogos, venceram oito, empataram quatro e perderam apenas duas vezes; marcaram 24 gols e sofreram 17.

Histórico de confrontos

Os dois clubes só se enfrentaram duas vezes em toda a história e foi pela terceira eliminatória da Copa UEFA de 1985/86. Cada clube venceu um jogo, contudo, o Sporting se deu melhor, pois venceu por 3x0 em Lisboa, enquanto que o Athletic venceu por apenas 2x1 no San Mamés.

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia).

O jogo: realiza-se hoje, 19 de abril de 2012, no Estádio de Alvalade, às 16h05m (horário de Brasília).

PALPITE: O Sporting se encontra invicto em casa desde que Sá Pinto assumiu como treinador do time. O time venceu, em seu último jogo, o rival Benfica pelo Campeonato Português. Já o Athletic Bilbao, vem em uma sequência de três jogos sem perder no Campeonato Espanhol (na última rodada, venceu o Mallorca por 1x0). O time basco, treinado pelo argentino “El Loco” Bielsa, tem realizado grandes jogos na Liga Europa, com exibições notáveis, principalmente por seu ataque envolvente. Acredito que o jogo em Alvalade vá ser equilibrado, mas aposto no Athletic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário