quinta-feira, 19 de abril de 2012

Liga Europa - Atlético Madrid x Valência




Hoje Atlético Madrid x Valência e Sporting x Athletic Bilbao começam a semifinal Ibérica da Liga Europa, segunda competição de clubes do Velho Continente.

A Liga Europa, sucessora da Copa UEFA, tem sido dominada pelos Ibéricos. O espanhol Atlético Madrid, que disputa a semifinal deste ano, foi o campeão da primeira edição do torneio com esta denominação. E o atual campeão do torneio é o português FC Porto (curiosamente, a semifinal da temporada passada também foi inteiramente Ibérica, só que ao inverso: três clubes portugueses – Porto [campeão], Braga [vice-campeão] e Benfica; e um clube espanhol - Villareal).

Outra curiosidade: como o campeão será ou espanhol ou português, a Liga Europa/Copa UEFA terá seus últimos dez campeões vindos apenas de quatro países – Espanha (4 títulos: Sevilla 2; Atlético Madrid e Valência 1); Portugal (2 títulos: FC Porto 2); Rússia (2 títulos: CSKA Moscou e Zenit); e Ucrânia (1: Shakhtar Donetsk). Resta saber se a Espanha chegará ao seu quinto título em dez anos ou se Portugal se aproximará dos vizinhos e conquistará seu terceiro título.

Será que depois de uma final portuguesa – Porto x Braga – teremos uma final espanhola?

Será que teremos antigas matriz e filial - Athletic Bilbao x Atlético Madrid – disputando uma final de competição europeia pela primeira vez na história?

Atlético Madrid x Valência


Atlético Madrid x Valência fazem o confronto espanhol desta semifinal. E estarão frente a frente dois campeões do torneio – o Valência venceu três vezes (duas ainda nos tempos da Taça das Cidades com Feiras e uma quando ainda se chamava Copa UEFA) e o Atlético uma vez (a primeira edição da Liga Europa, já com este nome).

O Valência passou a disputar a Liga Europa já nas fases eliminatórias, após ter ficado em terceiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões (foi ultrapassado por Chelsea e Leverkusen no Grupo D). Na Liga Europa, eliminou: Stoke City, PSV e Az Alkmaar (seis jogos, quatro vitórias, um empate e uma derrota; 12 gols marcados e 5 sofridos).

O Atlético Madrid teve caminho mais longo. Começou sua trajetória ainda na 3ª pré-eliminatória, etapa que antecede o play-off e a fase de grupos.  Ao todo, “Los Colchoneros” fizeram 16 jogos na competição, com 14 vitórias, 1 empate e apenas 1 derrota; 35 gols marcados e 9 sofridos.

Histórico de confrontos

Ao longo da história, estes dois clubes tradicionais da Espanha, já se enfrentaram 152 vezes, com ligeira vantagem para o Valência, que conquistou 58 vitórias, contra 54 do Atlético (40 empates).

No Estádio Vicente Calderón, casa do Atlético e local do jogo de hoje, “Los Colchoneros” venceram 36 vezes, tendo havido 23 empates e 17 vitórias do Valência.

Em competições europeias, houve apenas dois jogos e foi na primeira edição da Liga Europa, na temporada 2009/10. Na altura, disputaram as quartas-de-final e o Atlético de Madrid se deu melhor, mesmo sem vencer nenhum dos jogos. Foram dois empates, 2x2 em Valência e 0x0 em Madrid – os gols fora de casa permitiram ao Atlético que avançasse no torneio (que terminaria por ganhar).

Árbitro: Craig Thomson (Escócia).

O jogo: realiza-se hoje, 19 de abril de 2012, no Estádio Vicente Calderón, às 16h05m (horário de Brasília).

PALPITE: No Campeonato Espanhol, o Atlético Madrid tem feito uma campanha irregular e se encontra apenas na 10ª posição, com 45 pontos. Já o Valência, apesar da derrota de 4x0 para o Espanyol na última rodada, está em 3º lugar, com 52 pontos. Este ano, os dois times já se enfrentaram duas vezes no Campeonato Espanhol: 1x0 para o Valência no primeiro turno e 0x0 no segundo. Radamel Falcao é o vice-artilheiro da competição com oito gols marcados (no ano passado, foi campeão pelo Porto e artilheiro do torneio, quebrando o recorde de gols em uma competição europeia). Por jogar em casa e por contar com o artilheiro Falcao, acredito que no jogo de ida dê Atlético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário