quinta-feira, 26 de abril de 2012

Campeão brasileiro de 1987



Até hoje se discute qual é o campeão brasileiro de 1987, se o Sport que disputou o campeonato organizado pela CBF e, posteriormente, venceu o quadrangular que pretendia reunir os dois melhores do torneio da CBF e a Copa União, ou se o Flamengo, o campeão da referida Copa União, organizada pelo recém criado Clube dos Treze.

Neste texto, trarei meu ponto de vista acerca deste tema, expondo como surgiu o Clube dos Treze, de que forma foi criada a Copa União e esclarecendo alguns (no meu modo de ver) equívocos que contribuem mais para a confusão em torno do assunto do que para a sua elucidação.

CBF x Clube dos Treze - Surge a Copa União

A Copa União de 1987 foi organizada pelo Clube dos Treze, associação privada, que tem (ou tinha?) por objetivo a defesa dos interesses de seus associados.

Fundado em 11 de julho de 1987, por treze clubes brasileiros (denominados “fundadores”, art. 7º, §1º, Estatuto do Clube dos Treze) - São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Internacional, Grêmio e Bahia – o Clube dos Treze surgiu em um momento conturbado do futebol brasileiro, em que a CBF se encontrava em um completo caos financeiro e administrativo.

A ideia por trás do Clube dos Treze era de propor uma nova forma de se olhar para o futebol e de se administrar o negócio do futebol no Brasil. Embora, evidentemente, visando sempre à proteção de seu seleto grupo de clubes membros, em detrimento de todos os outros.

O primeiro passo do Clube dos Treze foi a organização da Copa União de 1987, após a CBF anunciar que não teria condições de organizar o campeonato brasileiro.

Acontece que a CBF, posteriormente, resolveu organizar o campeonato brasileiro. Lembremos sempre que o órgão competente e legítimo para organizar os campeonatos de futebol no Brasil era (e ainda é) a CBF.

A entidade máxima do futebol nacional procurou, então, fazer um acordo com o Clube dos Treze, prevendo o cruzamento entre os dois melhores classificados de cada torneio (o Campeonato Brasileiro – CBF – e a Copa União – Clube dos Treze) para definir o campeão brasileiro de 1987. Tal acordo chegou a ser assinado por Eurico Miranda, então interlocutor do Clube dos Treze na CBF.

O torneio organizado pela CBF passou a ser denominada Módulo Amarelo (nome oficial Troféu Roberto Gomes Pedrosa) e a competição organizada pelo Clube dos Treze foi denominada Módulo Verde (nome oficial Troféu João Havelange).

Ao fim da Copa União, o Flamengo, campeão, recusou-se a disputar o cruzamento previsto pelo acordo entre CBF (entidade máxima do futebol nacional) e Clube dos Treze (associação privada que defende exclusivamente os interesses de seus associados).

O Flamengo ainda tentou mudar o regulamento da competição junto ao Conselho Arbitral dos clubes, a fim de excluir o cruzamento e ser declarado campeão brasileiro. Contudo, tal mudança teria que ser aprovada por unanimidade, o que não aconteceu. Votaram contra: Sport, Guarani (os dois melhores do módulo organizado pela CBF), Náutico (que participou do Módulo Amarelo, da CBF) e dois clubes membros-fundadores do Clube dos Treze – Vasco e Fluminense.

Vendo frustrada a tentativa de mudança de regulamento e mantendo a recusa de participar do cruzamento, o Flamengo até hoje luta para ser reconhecido como campeão brasileiro de 1987. Além do Flamengo, o Internacional, vice-campeão do Módulo Verde, também se recusou a disputar o cruzamento.

Restou a Sport e Guarani, que haviam decidido o Módulo Amarelo (cujo título foi dividido entre os dois clubes, após empate em 11x11 nos pênaltis), disputarem o quadrangular sem Flamengo e Internacional (que perderam seus jogos por WO – oficialmente, consta-se como se não tivessem comparecido aos jogos marcados).

O Sport foi a Campinas arrancar um empate de 1x1 e, quando recebeu o Guarani na Ilha do Retiro, venceu o segundo jogo por 1x0. Sagrando-se, assim, Campeão Brasileiro de 1987.

No campo e na Justiça, o Sport foi o legítimo e justo campeão brasileiro de 1987.

Em termos de Poder Judiciário, o Sport tem ao seu lado uma decisão transitada em julgado do Superior Tribunal de Justiça (STJ), na qual é reconhecido como campeão brasileiro de 1987.

Oficialmente, o campeão brasileiro de 1987 é o Sport. O Flamengo tem cinco títulos de campeão brasileiro e não seis, como gosta de dizer e há quem tente fazer com que as pessoas acreditem que seja.

Argumentos e contra-argumentos

Alguns argumentos utilizados por aqueles que defendem que o título de 1987 é do Flamengo e não do Sport, são:

“Os maiores clubes brasileiros disputaram a Copa União”

Esse é um dos argumentos utilizados por aqueles que defendem o Flamengo como campeão brasileiro de 1987.

Esse argumento reflete uma visão elitista e preconceituosa, na medida em que ele se baseia na ideia de “somos os maiores, logo somos os legítimos”.

Em uma oligarquia, esse argumento seria, muito provavelmente, excelente. Se eles são os maiores e detêm o poder, logo, eles são legítimos, possuem a legitimidade.

Entretanto, em democracia o raciocínio é consideravelmente diferente. A idéia, em democracia, é a de respeito às regras. A legitimidade passa pelo respeito aos órgãos do Estado (representante do povo) e juridicamente competentes.

Além disso, em esporte há algo chamado mérito esportivo.

A Copa União de 1987 excluiu, por exemplo, o Guarani, vice-campeão brasileiro de 1986.

Alguns dos clubes fundadores do Clube dos Treze foram beneficiados por viradas de mesa que desrespeitaram o mérito esportivo. Todos sabem que alguns campeonatos brasileiros ficaram marcados por mudanças de regulamentos e até mesmo o arbitrário “passar por cima” das regras, tendo como beneficiários os “grandes clubes brasileiros”.

Quando se defende que o Flamengo é campeão brasileiro de 1987 por ter disputado o torneio que reunia os “maiores clubes brasileiros”, a lógica que sustenta essa posição é a mesma lógica que fundamenta a tentativa de justificativa por parte de quem apóia as viradas de mesa.

Portanto, chega-se a um ponto determinante em que de um lado há o respeito pelo mérito esportivo e pela Isonomia (princípio basilar de um Estado Democrático), e do outro lado se encontra uma visão elitista, em que os “maiores” devem ter sempre prioridade, independentemente do respeito pelas regras e pelo mérito esportivo.

 “A Copa João Havelange em 2000 foi organizada pelo Clube dos Treze”

É mais uma confusão que fazem e que, por conta deste equívoco, há quem pense que o que aconteceu em 1987 é semelhante ao que se passou em 2000, quando, na verdade, trata-se de duas realidades completamente distintas.

Em 1987, o Clube dos Treze organizou a Copa União como uma forma de os clubes terem mais força diante do poder estabelecido da CBF.

Em 2000, o Clube dos Treze foi um aliado político da CBF. Um aliado conveniente à CBF, diante do impasse jurídico em que a entidade se encontrava envolvida após a ação do Gama na Justiça Comum.

O que fez a CBF?

Abriu mão de organizar o campeonato brasileiro e deixou que o Clube dos Treze organizasse a sua competição, que foi homologada pela própria CBF ao final.

Com a homologação da Copa João Havelange como Campeonato Brasileiro, Vasco e São Caetano foram indicados como representantes do Brasil na Copa Libertadores de 2001, como campeão e vice-campeão brasileiros respectivamente.

Ao contrário do que aconteceu em 2000, no caso de 1987, em momento algum a entidade máxima do futebol brasileiro homologou a Copa União de 1987 como Campeonato Brasileiro.

Tanto não o fez que, em 1988, os representantes nacionais na Copa Libertadores foram Sport e Guarani. Indicados pela CBF como campeão e vice-campeão brasileiros.

Em suma, CBF e Clube dos Treze foram aliados em 2000, enquanto que em 1987 se encontravam em pólos opostos.

Por isso, não há como comparar a Copa João Havelange com a situação da Copa União de 1987.

Conclusão

No meu modo de ver, o título da Copa União de 1987 não pode ser reconhecido como de campeão brasileiro.

Para mim é incontestável que o Sport é o único Campeão Brasileiro legítimo em 1987.

3 comentários:

  1. Se em 1987 o Clube dos 13 não tivesse organizado o "módulo verde", a CBF não teria organizado o "mòdulo amarelo" pois a mesma ja tinha anunciado duas vezes que naquele ano não teria futebol!

    ResponderExcluir
  2. A todos que enchem a boca de saliva para dizer que O FLAMEGO PERDEU POR W.O PARA O SPORT: me respondam:

    QUEM FOI O JUIZ DO JOGO? QUAL FOI O PUBLICO PAGANTE? ONDE OS
    INGRESSOS FORAM VENDIDOS? O QUE CONSTA NA SUMULA DO ARBITRO? O SPORT
    CLUBE RECIFE FOI A CAMPO? MOSTRE O VIDEO DELE ENTRANDO EM CAMPO! MOSTRE O
    VIDEO DO JUIZ APITANDO O FINAL DO JOGO E DECRETANDO O SPORT VENCEDOR
    POR W.O!

    Mais um capitulo da serie: SPORT RECIFE CAMPEAO DE NADA! – UM TIME SO
    GANHA A PARTIDA POR W.O SE FOR A CAMPO! NAO SE GANHA W.O POR CANETAÇO!

    ResponderExcluir
  3. Cleiton, você leu o texto todo? Percebeu que o texto se baseia na questão da legitimidade da entidade organizadora da competição?

    Qual é a legitimidade de um campeonato organizado pelo Clube dos Treze se este torneio não obtiver a homologação da CBF, órgão juridicamente competente pelo futebol brasileiro?

    Qual é a entidade que a FIFA reconhece como representante e responsável pelo futebol brasileiro - CBF ou Clube dos Treze?

    Posto isto, veja o caso da João Havelange em 2000, que teve a HOMOLOGAÇÃO da CBF, por isso Vasco e São Caetano disputaram a Libertadores como representantes do Brasil (na realidade, da CBF).

    Agradeço o interesse no debate do assunto e os comentários ao texto.

    Abraço

    ResponderExcluir